Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quem são as atletas que conquistaram a prata inédita do Brasil na ginástica rítmica?  

Embaladas pela clássica canção 'Evidências', as brasileiras somaram 55.250 pontos e ficaram atrás somente do Japão

23 ago 2025 - 22h32
(atualizado às 22h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Equipe brasileira no Mundial de Ginástica Rítmica
Equipe brasileira no Mundial de Ginástica Rítmica
Foto: MeloGym/CBG

Sob o comando da treinadora Camila Ferezin, as atletas Maria Eduarda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pircio entraram para a história esportiva do Brasil. Neste sábado, 23, as brasileiras conquistaram a prata inédita no Mundial de Ginástica Rítmica, realizado no Rio de Janeiro.

Conheça a história de cada uma dessas brasileiras, que prometem consagrar ainda mais o nome do Brasil na ginástica rítmica. 

  • Maria Eduarda (Duda) Arakaki

Data de nascimento: 12/08/2003

Local de nascimento: Maceió (AL)

Clube: Colégio Marista/AL

Capitã da Seleção Brasileira de Conjunto, Duda descobriu a ginástica rítmica em sua escola, o Colégio Marista, impulsionada por sua paixão pela dança e pela prática de atividades físicas. A modalidade chamou sua atenção de imediato, e ela não hesitou em participar do teste para integrar a equipe mirim do colégio.

Aos 22 anos, ela coleciona muitas medalhas. É tricampeã Pan-Americana,  ouro em Conjunto 5 Arcos na Copa do Mundo em Portimão (Portugal), ouro na série mista na Copa do Mundo Cluj-Napoca (Romênia), ouro no All Around, simples e misto do World Challenge Cup de Portimão 2025 e ouro no All Around na Copa do Mundo de Milão (Itália).

  • Nicole Pircio

Data de nascimento: 24/07/2002

Local de nascimento: Piracicaba (SP)

Clube: Unopar/Londrina, PR

Deu início à sua jornada na Ginástica Rítmica após ler uma reportagem sobre uma seletiva para a equipe de Piracicaba, passou na seletiva e começou a treinar aos 10 anos de idade. Aos 13 anos, mudou-se para Londrina (PR) para fazer parte da equipe do UNOPAR. Competiu nacionalmente e, desde 2018, faz parte da Seleção Brasileira de Conjunto.

Foi ouro em Conjunto 5 Arcos na Copa do Mundo em Portimão (Portugal), ouro no All Around, simples e misto do World Challenge Cup de Portimão 2025, ouro no All Around na Copa do Mundo de Milão (Itália), bicampeã Pan-Americana, bicampeã sul-americana e campeã dos Jogos Sul-Americanos 2018.

‘A gente treinava com o som da torcida do Flamengo’, diz atleta da ginástica rítmica após apresentação:
  • Sofia Madeira Pereira

Data de nascimento: 15/09/2003

Local de nascimento: Vitória (ES)

Clube: ICESP

Começou na ginástica por acaso, buscando ocupar seu tempo enquanto sua mãe praticava academia. A partir dessa oportunidade, ela se apaixonou pela modalidade. Sua trajetória no Clube ICESP, no Espírito Santo, foi o ponto de partida para o desenvolvimento de sua carreira na ginástica rítmica.

Ela representou o Brasil na Olimpíada de Paris 2024, foi campeã brasileira de conjuntos em 2021, campeã dos Jogos Sul-Americanos em 2022, campeã do Campeonato Sul-Americano em 2022, campeã em Conjunto 5 Arcos na Copa do Mundo em Portimão (Portugal), campeã nos Jogos Pan-Americanos de 2023, ouro no All Around, simples e misto do World Challenge Cup de Portimão 2025 e Ouro no All Around na Copa do Mundo de Milão (Itália).

Conhecidas como ‘leoas’, atletas da ginástica rítmica se descrevem após apresentação no mundial:
  • Maria Paula Caminha

Data de Nascimento: 30/09/2008

Local de Nascimento: Manaus (AM)

Clube: Gorba, Salvador - BA

Com 16 anos, Maria Paula é a ginasta mais jovem do conjunto. Nascida em Manaus, foi criada em Salvador e desde o ano passado integra o grupo principal. Mas mora em Aracaju desde os 13 anos, quando passou a competir na categoria juvenil. Conseguiu se firmar no conjunto neste ano e disputa o primeiro Mundial no adulto.

Já foi ouro no conjunto geral e na bola no Pan-Americano Juvenil 2023 (Guadalajara), ouro no All Around, simples e misto do World Challenge Cup de Portimão 2025, ouro no All Around na Copa do Mundo de Milão (Itália) e bronze na série mista na Copa do Mundo de Milão.

Emoção e alegria: comissão técnica brasileira da ginástica rítmica comemora após apresentação:
  • Mariana Gonçalves Pinto

Data de Nascimento: 02/06/2005

Local de Nascimento: Curitiba (PR)

Clube: Agir/Curitiba

Começou a treinar ginástica rítmica aos dez anos na capital paranaense. Há três anos, mora em Aracaju, base fixa de treinos da seleção de conjunto, onde aos poucos foi ganhando espaço no grupo principal. Esteve como reserva, participando das rotinas de treinos da seleção de conjunto nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

Em sua carreira no esporte, já foi ouro do All Around, simples e misto, no Sul-Americano 2023, prata no All Around e simples da etapa de Portimão (Portugal),  ouro no misto da etapa de Portimão da Copa do Mundo, prata no All Around e na simples da etapa de Milão, ouro no All Around, simples e misto do World Challenge Cup de Portimão, Ouro no All Around na Copa do Mundo de Milão e bronze na série mista na Copa do Mundo de Milão.  

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade