Presidente da comissão de arbitragem da Fifa quer acabar com rebotes em pênaltis
Pierluiggi Collina apitou a última final de Copa em que o Brasil esteve presente, em 2002
Um dos árbitros mais famosos da história do futebol, Pierluigi Collina fez ponderações sobre o atual momento do esporte, especialmente em relação à arbitragem e árbitro de vídeo. Entre as propostas de mudança, ele sugere a "proibição dos rebotes em pênaltis".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em média, 75% dos penáltis são concretizados e, muitas vezes, representam uma oportunidade maior do que aquela que originou a infração. Como se isso não bastasse, o jogador tem ainda a possibilidade de marcar no rebote, após a defesa do goleiro”, disse Collina ao jornal italiano Repubblica.
Na regra sugerida por ele, ou seria gol no tiro direto, ou o jogo seria reiniciado com posse da defesa. Já sobre o VAR, o italiano se mostrou a favor, ao dizer que, atualmente, os árbitros alcançaram a "quase certeza absoluta".
"A 40 metros da baliza talvez dois centímetros não sejam decisivos, mas na grande área tornam-se decisivos. Colocar um limite? Às vezes, as soluções resolvem o problema, às vezes, criam problemas piores. Hoje, graças à tecnologia, temos uma certeza quase absoluta”, disse.