Nova safra do rúgbi atuou neste fim de semana em Embu das Artes
Embu das Artes ficou lotada de jovens neste fim de semana. A cidade paulista sediou a primeira edição do Brasileiro Juvenil de Rúgbi Sevens (ou Copa Cultura Inglesa de Verão), que reuniu cerca de 300 atletas de diversos estados do Brasil.
O torneio contou com três categorias. Na sub-16 masculino, o Jacareí, de São Paulo, conquistou o título ao superar na final o BH Rugby por 17 a 5.
- O rúgbi está realmente subindo de nível. Ganhamos nossas partidas por uma vantagem muito pequena no marcador, o que mostra que os jogos estão cada vez mais parelhos. Nosso diferencial foi o preparo físico e o foco. Treinamos muito e viemos decididos a vencer. Gostaríamos de agradecer à comissão técnica que nos ajudou a concretizar esse trabalho - disse Maurício Lemes, capitão do Jacareí.
Porém o time não repetiu o feito na sub-18 masculina e perdeu o campeonato para o SPAC, por 12 a 0.
- O título é resultado de um trabalho contínuo que fazemos há dois anos. Temos uma comissão técnica permanente para os jovens e criamos uma base sólida. Além disso, o clube sempre trabalhou com as duas modalidades (sevens e XV), diferente da maioria que está mais acostumada com XV - comentou explicou Anderson Garcia, treinador do SPAC
Entre as mulheres, uma surpresa. Jogando numa categoria superior, a seleção paranaense superou os times paulistas e levou a taça na sub-18. Na final, elas ganharam das Leoas de Paraisópolis por 19 a 0.
- A base da equipe já treina junto desde 2010 e a preparação foi o que mais pesou para levarmos essa conquista. Trabalhamos muitos detalhes, muitos fundamentos e teorias e elas conseguiram aplicar muito bem. Por estarem em uma categoria superior, elas ainda têm mais dois ou três anos de Copa Cultura Inglesa pela frente e se não pararem de treinar chegarão à seleção - afirmou o técnico Gustavo Albuquerque, o Rambo.