Náutico apresenta nova versão de mascote
O Náutico apresentou uma nova versão para um dos seus mais tradicionais símbolos, nesta quarta-feira: o timbu, uma espécie de gambá. O modelo desenhado pelo torcedor Ítalo Cavalcanti foi o grande vencedor do concurso para criação do novo mascote oficial do clube. A campanha contou om a participação de 56 pessoas inscritas e mais de 60 desenhos foram avaliados por uma comissão julgadora, formada por Roberto Varela (designer e vice-presidente de marketing), Kléber Medeiros (diretor de marketing), Daniel Dobbing (designer), Bruno Ferraz (arquiteto) e Carlos Renato (publicitário).
O vencedor do concurso receberá o prêmio de R$ 1 mil em dinheiro e R$ 1 mil em produtos da loja oficial Timbushop.
O mascote alvirrubro, contudo, foi criado de forma pejorativa no passado. Uma versão conhecida é de que em um jogo entre Náutico e América, realizado em 1934, em um antigo campo onde hoje está localizado o Parque da Jaqueira (Zona Norte do Recife), os jogadores tomaram uma garrafa de vermute para se livrar do frio e acabaram recebendo o apelido de “timbus”, como provocação dos adversários.
Há também os que defendam que o apelido foi originado pelas farras dos atletas de remo, esporte que era mais tradicional que o futebol no início do século passado, no Recife.
O timbu é um marsupial bastante comum em Pernambuco. Uma das formas de se atrair o animal é deixar um pratinho com cachaça para que ele tome e se torne uma presa fácil para o “caçador”.
Baixe gratuitamente o aplicativo Sigo meu Time e acompanhe seu time do coração