Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Alvo de críticas da torcida, jogador pode deixar o Flamengo

Diretoria analisa alternativas para o futuro do atleta

23 dez 2025 - 11h30
(atualizado às 11h31)
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo / Esporte News Mundo

O Flamengo avalia a possibilidade de negociar o zagueiro João Victor, de 18 anos, após a sequência de críticas da torcida às suas atuações pelo time profissional. A diretoria entende que o desgaste em torno do jovem defensor, criado nas categorias de base do Rubro-Negro, pode influenciar seu desenvolvimento e não descarta uma saída já na próxima janela de transferência.

Promovido ao elenco principal após uma trajetória vitoriosa no sub-20 do Flamengo, João Victor tem conquistas expressivas antes mesmo de se firmar entre os profissionais, como o bicampeonato do Intercontinental Sub-20 e o título da Libertadores da categoria.

Em 2025, entretanto, o defensor participou de apenas nove partidas pelo time principal, somando 480 minutos em campo. A sequência mais significativa ocorreu na reta final do Campeonato Brasileiro. Em meio a compromissos decisivos do Flamengo e à lesão de Léo Ortiz, o jovem foi titular diante de Sport e Fluminense, em novembro.

As atuações, porém, foram recebidas com reprovação por parte da torcida, o que ampliou o desgaste em torno de seu nome. Filipe Luís chegou a falar sobre João Victor em uma coletiva após o jogo contra o Fluminense, no Brasileirão, no dia 19 de novembro, e comparou o rendimento dos atletas mais experientes com os mais jovens:

Dou os minutos quando puder dar os minutos. Não tem tempo para dar minutos… A diferença entre os jogadores que estão e os jovens é muito grande… Os Léos (Pereira e Ortiz), o Danilo, são jogadores de seleção brasileira. O nível deles é muito alto. Eu vejo a diferença de nível que existe entre esses homens, que estão prontos, do que os meninos que estão começando, que vão errar, é normal… Chegou nesse momento da temporada que precisamos deles e eu não tenho medo de colocar. Infelizmente não fez um bom jogo, eu tenho confiança, já vi ele performar, já sei o nível que ele pode dar, mas era um jogo muito difícil. Pensei em várias outras situações, mas não existiam. Na minha opinião era a melhor opção, infelizmente ele teve um jogo abaixo e é assumir. Ele, eu e todos tivemos um primeiro tempo muito abaixo e custou entrar no jogo - declarou o treinador.

João Victor atuando em um jogo pelo Flamengo sub-20 –
João Victor atuando em um jogo pelo Flamengo sub-20 –
Foto: Flamengo / Divulgação / Esporte News Mundo

O tema voltou a ser repercutido após declaração do diretor de futebol José Boto, em entrevista ao podcast "No princípio era a Bola", publicada nesta segunda-feira (22). Apesar de minimizar os erros cometidos, o dirigente reconheceu o impacto da pressão externa sobre o atleta.

Tivemos que fazer dois ou três jogos com o João Victor, que não esteve mal, mas teve um ou dois deslizes. E mataram o miúdo. É um jovem com potencial, será um zagueiro top na Europa nos próximos cinco ou seis anos - afirmou.

Na avaliação da diretoria, o atual contexto dificulta a retomada de espaço do zagueiro no elenco principal.

Vai ser muito difícil ele voltar a jogar ali, com o nível de confiança que um garoto precisa. O caminho pode ser uma venda e ficarmos com um grande percentual", completou José Boto.

Internamente, João Victor é visto como um dos principais talentos da geração 2007 do Flamengo. Em 2025, o clube renovou seu contrato até dezembro de 2029, com multa rescisória estipulada em 70 milhões de euros, cerca de R$ 456 milhões na cotação atual.

O Flamengo analisa alternativas para o futuro do jogador, incluindo uma possível negociação que preserve participação em uma venda futura, pensando no planejamento para 2026 e em uma valorização do atleta, formado no Ninho do Urubu.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade