Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre chinês considerado pai da "diplomacia do tênis de mesa"

10 fev 2013 - 09h40
(atualizado às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Zhuang Zedong compete
Zhuang Zedong compete
Foto: AP

O ex-jogador chinês de tênis de mesa, Zhuang Zedong, conhecido por iniciar na década de 70 a "diplomacia do ping pong" entre a China e os Estados Unidos, morreu neste domingo aos 72 anos, segundo a agência oficial Xinhua.

As causas da morte e o local onde Zhuang se encontrava não foram divulgados. De acordo com alguns meios de comunicação, o ex-atleta sofria há pelo menos dois anos de um câncer.

A "diplomacia do ping-pong" começou quando jogadores de tênis de mesa da equipe dos EUA visitaram a China na época do regime de Mao Tsé Tung, quando as relações entre os dois países estavam estremecidas. A iniciativa propiciou a reabertura dos laços entre ambas nações.

Tudo começou no Mundial de tênis de mesa de Nagóia (Japão) de 1971, quando o jogador americano Glenn Cowan subiu no ônibus da equipe chinesa (alguns dizem que por curiosidade, outros que por engano), onde se encontrou com Zhuang.

No local, ambos trocaram presentes e o encontro foi noticiado pela imprensa devido ao valor simbólico. Na conversa, Zhuang convidou Cowan a viajar a China, apesar de nessa época o país asiático construir refúgios antinucleares caso fosse atacado por Washington.

Embora inicialmente o convite não parecia ter chances de se concretizar, Mao Tsé Tung decidiu levar a proposta a sério e convidou os mesatenistas americanos a visitarem a China.

Zhuang Zedong no leito
Zhuang Zedong no leito
Foto: AP

Nove jogadores e jogadoras dos EUA, acompanhados por quatro diretores do esporte, chegaram na China poucos dias depois do encontro no ônibus.

A "diplomacia do ping pong" pavimentou o caminho para a visita secreta à China, três meses depois, do secretário de Estado americano Henry Kissinger, e no próximo ano do então presidente americano, Richard Nixon, após mais de 20 anos de ruptura das relações bilaterais entre os dois países.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade