Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Melhor do mundo, Tiger Woods vira motivo de piada

9 dez 2009 - 13h06
(atualizado às 13h30)
Compartilhar

O maior jogador de golfe do mundo, Tiger Woods, não sofre apenas com a perda de receita publicitária envolvendo sua imagem. Seus rumorosos casos extraconjugais também têm sido transformados em piadas. Seu nome virou alvo de brincadeiras, como do quadro do programa humorístico

Tiger Woods vive crise familiar
Tiger Woods vive crise familiar
Foto: AFP
Saturday Night Live

(um dos mais famosos nos Estados Unidos), e vem atraindo comentários sarcásticos da maioria dos apresentadores de programas noturnos de entrevistas.

» Fotos do acidente de Woods

» Após rumor de infidelidade, Woods desaparece de anúncios

» Mulher retirada da casa de Tiger Woods é a sogra do golfista

» "Harém" de Tiger Woods teria, ao menos, sete amantes

» Divórcio de Tiger Woods pode virar o mais caro da história

» Tiger Woods reconhece
ter sido infiel à sua mulher

"Ainda resta uma oportunidade a Tiger para acabar com a crise", disse Mike Paul, presidente e principal advogado da MGP & Associates, uma empresa de relações públicas em Nova York. "Mas ele não pode continuar ausente e em silêncio. Deveria ter concedido uma entrevista pessoal sobre o assunto nas primeiras 24 ou 48 horas. Deveria ter ido ao programa de Oprah Winfrey (apresentadora mais famosa dos EUA) ou algo assim, e continua a precisar de uma entrevista desse tipo - e rápido".

Porque o número de supostos casos extraconjugais de Woods quadruplicou ante os dois alegados no início da crise, e porque ele não confirmou ou negou qualquer das alegações, o vazio vem sendo ocupado principalmente por humor sarcástico, um elemento tóxico que os especialistas em controle de crises temem especialmente.

Piadas sobre Woods, quadros humorísticos sobre o caso e um vídeo produzido pela TV de Taiwan que mostra, com a ajuda de animação computadorizada, a versão do golfista para a sua colisão e se tornou uma sensação de transmissão viral, com mais de dois milhões de cópias baixadas em poucos dias, se somaram para criar uma imagem até agora impensável quanto ao golfista, cuja imagem de autocontrole sempre foi dominante.

O jogo de futebol americano entre o Jacksonville Jaguars e o Houston Texans teve como atração, no intervalo, um homem fantasiado de tigre e usando a camisa vermelha e o boné preto que Woods costuma ostentar aos domingos, sendo perseguido através do campo por uma loira armada com um taco de golfe.

A divulgação explosiva do caso atraiu até mesmo a atração de publicações sérias como a revista Golf Digest. A capa da edição de janeiro mostra Woods em companhia do presidente Barack Obama, enquanto este prepara uma tacada. A manchete diz: "10 dicas que Tiger poderia dar a Obama".

Todos os programas noturnos de entrevistas se esbaldaram com a situação de Woods. A noite de segunda-feira começou com Jay Leno brincando que, embora Oprah Winfrey tivesse sido simpática ao oferecer a Woods uma entrevista em seu programa para falar sobre os problemas que enfrenta, o golfista ficaria melhor no programa de Jerry Springer. David Letterman, ele mesmo recentemente envolvido em controvérsias devido a casos com funcionárias de sua empresa, fez de Woods o tópico de uma de suas listas de "10 mais" - "como Tiger pode melhorar sua imagem". Jimmy Fallon imitou um narrador de golfe sussurrando quanto ao desempenho de Woods, e Craig Ferguson também brincou sobre o assunto em The Late, Late Show.

Em uma piada devastadora, e que teria sido impensável duas semanas atrás, George Lopez vinculou Woods a O. J. Simpson, afirmando que o golfista só conseguiria melhorar sua imagem junto à comunidade negra caso se envolvesse em uma perseguição em baixa velocidade dirigindo uma picape branca.

Cada piada, cada número humorístico e cada comparação ridícula serve para demolir a imagem de autocontrole construída por Woods e para deixá-lo exposto. Paul disse acreditar que, se o golfista deseja salvar uma imagem que ainda possa ser aproveitada comercialmente, é preciso que ele reverta completamente sua atitude. Em sua opinião, a imagem cuidadosamente construída pelo golfista tanto no esporte quanto no marketing precisa ser abandonada.

"O importante agora é que ele precisa fazer o oposto do que sempre fez. E o oposto de manter a privacidade é a completa transparência", disse Paul. "O oposto de ocultar suas emoções é demonstrar arrependimento e permitir que o público veja sua vulnerabilidade", acrescentou.

"O ideal seria que sua mulher o acompanhasse na entrevista. Mas mesmo que ela não vá, Woods deveria falar. E deveria dizer que está vivendo um momento difícil, e que sua mulher não quer o divórcio embora não se sinta confortável em falar à imprensa ao lado dele. Deve dizer que ela está zangada, e com razão, porque violei meus votos matrimoniais de maneira séria e tive relacionamentos com dezenas de mulheres".

A menos que Woods opte por falar em público, e logo, Paul acredita que ele continuará perdendo estatura aos olhos dos cidadãos comuns e, talvez mais seriamente, aos olhos dos patrocinadores dos quais ele recebe mais de US$ 100 milhões ao ano.

Tradução: Paulo Migliacci ME.

The New York Times
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra