Média de altura da Seleção de handebol cresce com novas convocadas
A última convocação da Seleção Brasileira feminina de handebol, divulgada pelo técnico Morten Soubak, deu espaço a jovens jogadoras que atuam no País para um período de treinamento. E com as novas atletas, cresceu a média de altura da equipe nacional.
O grupo que treina sob o comando de Soubak tem 1,84m como média de altura, 7cm a mais do que da convocação anterior. A caçula da Seleção, Lígia Costa Maia da Silva, de 17 anos, tem 1,94m e integra a equipe nacional adulta pela primeira vez.
"Durante esses dias com a equipe adulta, tentei fazer um bom trabalho, porque quero lutar para ficar no grupo. O Morten é bastante exigente, pede foco, objetivo e nos ajuda dentro de quadra", comentou a jogadora. "Os treinamentos foram bem puxados, mas temos que treinar bastante mesmo e tentar desenvolver o nosso melhor para chegar lá", completou.
É a primeira vez que o treinador dinamarquês reúne apenas atletas que atuam em clubes brasileiros, já que a base da Seleção joga na Áustria. A ideia é trabalhar com jogadoras jovens (média de 21 anos) para promover uma renovação gradual no grupo nacional para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro-2016.
"A Lígia é muito alta, mas ainda é juvenil. Jogou o Mundial no ano passado em Montenegro, tem um potencial grande e, por isso, está aqui, para já pegar mais experiência treinando com a equipe adulta. Queremos levar conhecimento a essas meninas que tem potencial e a Lígia é uma delas. Ela tem trabalhado muito bem no clube em que joga, em Caxias do Sul. Tem tido um bom desenvolvimento e deve ser chamada mais para a frente para outras fases", comentou Soubak.
Os principais compromissos da Seleção Brasileira em 2013 são o Campeonato Pan-americano, em junho na República Dominicana, e o Mundial, em dezembro na Sérvia.