Rafael dos Anjos bate "Cowboy" e conquista 5ª vitória seguida no UFC
Sem perder desde 2011, com cinco vitórias seguidas e consolidado de vez entre os dez melhores da sua categoria - esse é Rafael dos Anjos, brasileiro que realmente é um astro em ascensão entre os pesos leves do Ultimate Fighting Championship (UFC). Nesta quarta-feira, em Indianapolis, ele dominou e venceu por pontos Donald "Cowboy" Cerrone, americano que estava melhor posicionado que ele no ranking da organização. O combate aconteceu em evento que teve como luta principal a vitória de Carlos Condit na revanche contra Martin Kampmamm, entre os pesos meio-médios do UFC.
Especialista na luta de chão, Rafael surpreendeu por aceitar a luta em pé e ainda levar a melhor: com muita movimentação e socos bem encaixados, ele derrubou Cerrone com um soco cruzado de direita e ficou por cima até o final do primeiro round.
Depois do intervalo, o mesmo "filme" se repetiu, com Rafael mostrando que realmente evoluiu na luta em pé, aplicando inclusive fortes chutes e joelhadas no americano. Na parte final do assalto, mais cansados, os dois foram para o chão, porém sem conseguir nada de mais contundente.
Mais concentrado e aparentemente mais inteiro fisicamente, Cerrone voltou melhor para o terceiro round e passou a ameaçar a vitória do brasileiro. Os chutes do americano passaram a entrar facilmente, mas Rafael conseguiu se defender e fugir de qualquer chance de nocaute. Com isso, ele já levantou os braços e, mesmo antes do anúncio oficial, comemorou a importante vitória, que com certeza lhe coloca mais perto do cinturão dos pesos leves.
Veja todos resultados do card principal do "UFC Condit x Kampmann":
Carlos Condit nocauteia Martin Kampmamm no quarto round
A estratégia de Kampmamm no primeiro round surpreendeu e funcionou: ele derrubou Condit no octógono e também o prendeu na grade, chegando a assustar o americano com um mata-leão que quase definiu a luta. Mas Condit reagiu no segundo round, principalmente porque evitou as quedas e conectou bons socos e chutes.
No terceiro assalto o dinamarquês tentou repetir a estratégia do começo e até "amarrou" a luta por um tempo, mas logo Condit voltou a maltratar seu adversário, tanto em pé quanto no chão, criando um banho de sangue no rosto do adversário. Por ser a luta principal do evento, ela era prevista para cinco rounds, mas nem foi preciso tudo isso: após o intervalo, em poucos segundos, Condit acertou joelhadas potentes e nocauteou Kampmamm.
Kelvin Gastelum derrota Brian Melancon por finalização no primeiro round
Campeão do reality show The Ultimate Fighter mais recente, Gastelum conseguiu mais uma vitória importante no UFC. Especialista na luta de chão, ele até tentou derrubar seu adversário nos primeiros segundos. Mas depois aceitou lutar em pé e acertou uma boa sequência de quatro socos diretos e mais um gancho. Melancon caiu e então foi facilmente finalizado com um mata-leão.
O resultado deixa Gastelum invicto no MMA, com sete lutas vencidas até agora. Ele tem apenas 21 anos e, portanto, já surge como um dos atletas de maior potencial entre os pesos médios do UFC.
Court McGee derrota Robert Whittaker por decisão unânime dos jurados
Sempre em pé, os lutadores fizeram uma luta equilibrada e bem parecida em todos rounds. Eles trocaram socos e chutes com muita movimentação e potência, sendo que McGee foi o primeiro a ficar ferido e sofreu golpes contundentes. Mas ele foi mais agressivo e teve mais fôlego na parte final da luta, o que acabou lhe dando a vitória por pontos.
Takeya Mizugaki derrota Erik Perez por decisão dividida dos jurados
Sobrou vontade, mas faltou eficiência no primeiro round da luta: os dois ficaram na trocação franca de socos e chutes, mas com poucos golpes acertados em cheio. Com seu estilo plástico, Perez acertou bonitos golpes, mas Mizugaki conseguiu algum sucesso derrubando o mexicano e levando a luta para o chão.
A reação do japonês foi concretizada no segundo round, já que mesmo em pé ele acertou os golpes mais contundentes, sempre com bons contra-ataques. A decisão então ficou para o último assalto, em que novamente os dois partiram para o ataque, fazendo uma das melhores lutas da noite. E no final, de forma dividida, os jurados deram a terceira vitória seguida para para Mizugaki no UFC.
Brad Tavares derrota Bubba McDaniel por decisão unânime dos jurados
Tavares foi para o octógono disposto a manter a luta em pé e conseguiu isso sem dificuldades. McDaniel só conseguiu derrubá-lo a partir do segundo round, mas não mostrou sua especialidade, o poder de finalização, e Tavares dominou a luta de novo. No terceiro assalto, depois de levar um golpe abaixo da cintura, McDaniel finalmente reagiu, ficou por cima e aplicou golpes, mas era tarde demais: a vitória de Tavares foi determinada por pontos.