PUBLICIDADE

MMA

Georges St. Pierre anuncia pausa no UFC; luta definirá um novo campeão

13 dez 2013 - 17h54
(atualizado às 21h59)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Depois de vencer Hendricks em luta polêmica, St-Pierre já tinha indicado que iria parar de lutar</p>
Depois de vencer Hendricks em luta polêmica, St-Pierre já tinha indicado que iria parar de lutar
Foto: Reuters

Um dos principais lutadores da história, o canadense Georges St-Pierre anunciou nesta sexta-feira que vai se retirar dos octógonos por tempo indeterminado. Ele alegou estar cansado e com problemas pessoais, mas indicou que deve voltar a lutar futuramente, sem determinar um prazo para que isso aconteça. Sendo assim, GSP abriu mão do título dos meio-médios do Ultimate Fighting Championship (UFC), que será disputado entre Johny Hendricks e Robbie Lawler, no UFC 171, no dia 15 de março.

St-Pierre já tinha indicado que faria isso, após vencer Johny Hendricks no mês passado. Aindan o octógono, ele disse que iria parar de lutar, mas logo o presidente do UFC, Dana White, tentou amenizar o problema. Porém, nesta sexta, a pausa foi confirmada durante uma teleconferência à imprensa.

"Conversei com Dana e Lorenzo. Eu luto há muito tempo, há 22 lutas no UFC. Estou lutando em alto nível há muito tempo, com pressão e críticas", afirmou ele, completando que cogita um retorno futuramente: "posso voltar. Provavelmente vou voltar. Mas agora preciso de tempo. E posso voltar mais forte".

St-Pierre falou de forma agitada, rápida e aparentou estar feliz com a decisão. Mas criticou duramente toda sua rotina como campeão do UFC. Além de sempre dizer que vive "problemas pessoais", sem explicar quais são, ele tem reclamado da pressão que sofre, dos compromissos que precisa cumprir e até do assédio dos fãs.

"Minha vida é como um zoológico atualmente. Ninguém pode entender essa situação, a pressão sobre os meus ombros, mas eu não aguento mais tantos eventos, promover lutas, fazer provocações e responder perguntas. 'O que você vai fazer? Qual será sua próxima luta?'. É isso o tempo todo, a cada dia da minha vida", lamentou ele, apressado para se livrar das últimas perguntas que precisava responder.

Após cerca de meia hora de entrevista, GSP enfim ficou livre para aproveitar sua pausa e então Dana White assumiu a entrevista. O presidente então lamentou a decisão do canadense, mas disse que não fez pressão para ele voltar atrás: "eu nunca diria a um cara que não está focado para lutar novamente".

Novo campeão

Dana decidiu quem lutará para ser o novo campeão dos pesos meio-médios e anunciou rapidamente: os americanos Johny Hendricks e Robbie Lawler foram os escolhidos. O primeiro já era esperado, pois deu trabalho para GSP na luta que fizeram em novembro - inclusive muitos entenderam que Hendricks venceu aquele combate.

Já Lawler é menos conhecido, mas tem um cartel extenso: são 32 lutas na carreira, com 22 vitórias, 9 derrotas e 1 combate sem resultado. Ele estava no Strikeforce e brilhou em seu retorno ao UFC - conquistou três vitórias seguidas, inclusive contra Rory MacDonald, o pupilo promissor de GSP. 

Veja entrevista exclusiva com Júnior Cigano:

"Ele (Lawler) era o próximo na espera por uma luta de cinturão. O Carlos Condit já teve uma, por isso escolhi o Robbie", afirmou Dana, explicando porque não colocou outro lutador renomado no combate.

Estava marcado para o UFC 171, em Dallas, a luta entre Jon Jones e o brasileiro Glover Teixeira, válida pelo cinturão dos meio-pesados. Durante a teleconferência, Dana chegou a dizer que os dois combates valendo títulos aconteceriam na mesma noite. Porém, poucos minutos depois, ele admitiu no Twitter que errou: "Desculpa, me confundi. Hendricks vs. Lawler será o evento principal do UFC 171. Jones vs. Teixeira acontecerá no UFC 172", escreveu, referindo-se a um evento que ainda não tem local definido para acontecer.

Veja as melhores fotos dos eventos de MMA pelo mundo em 2013

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade