PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

MMA

Cigano nega baixo nível e vê melhor momento dos pesos pesados na história

17 out 2013 - 10h11
(atualizado às 10h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Cigano faz neste sábado sua terceira luta com Velasquez
Cigano faz neste sábado sua terceira luta com Velasquez
Foto: Getty Images

Há quem considere que atualmente existem apenas três lutadores de alto nível entre os pesos pesados: o campeão Cain Velasquez, o desafiante Junior Cigano e o invicto Daniel Cormier. Mas o brasileiro citado nesta relação discorda totalmente e até aponta que este é o melhor momento dessa categoria na história do Ultimate Fighting Championship (UFC).

Cigano se prepara para enfrentar Cain Velasquez neste sábado, em uma luta que pode reforçar a visão de quem só enxerga três atletas de alto nível - afinal, se existissem mais adversários à altura, não seria tão necessário colocá-los frente a frente pela terceira vez em dois anos.

Mas Cigano acredita que essa análise está errada: "aqui (entre os pesos pesados) você nunca pode subestimar ninguém. A gente (os três citados) está figurando entre tops, mas tudo pode mudar. Aqui é diferente porque, quando um soco entra, a luta acaba ou já dá caminho para o final", apontou o brasileiro, que inclusive derrotou Cain dessa maneira em 2011 - com um soco potente que definiu o combate.

Sem citar nominalmente nenhum atleta de alto nível que está em atividade, Cigano só lamentou uma ausência: "tem muita gente boa hoje em dia. Acho até que é o melhor momento da categoria. Só está faltando o Fedor (Emelianenko), que eu sou fã. Ele podia estar aqui, mas mesmo assim acho que é o melhor momento", opinou, citando o russo que é apontado por muitos como o principal lutador de MMA da história.

Apontado como próximo atleta a lutar pelo cinturão dos pesos pesados, o brasileiro Fabricio Werdum vive ótima fase e inclusive já venceu Fedor no passado. Por esses motivos ele pode até ser incluído nesse grupo de atletas de alto nível, mas ainda carece de mais reconhecimento internacional.

Já Cormier corre o risco de sair desse grupo seleto neste sábado. Afinal, apesar de estar invicto na carreira - são 12 vitórias em 12 lutas -, ele enfrentará Roy Nelson no UFC 166. Se perder, não será um vexame, já que o "gordinho do UFC" sempre é um adversário duro. Mas certamente a qualidade de Cormier será questionada.

Enfim, como Cigano apontou, é uma categoria que pode mudar bastante a qualquer momento. Mas uma certeza o brasileiro descreveu precisão: "luta entre pesos pesados é diferente, porque longe do octógono você pode ouvir os socos. Então sempre é um show para a torcida". Essa é pelo menos uma das melhores definições dos pesos pesados na história.

* O repórter viajou a convite do UFC

Em preto e branco, veja fotos espetaculares do UFC Barueri

<a data-cke-saved-href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/ufc-polemicas/" href="http://esportes.terra.com.br/infograficos/ufc-polemicas/">Dana White x Lutadores UFC</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade