Após polêmica sobre A. Silva, Belfort critica UFC: "é palhaçada"
A definição do próximo adversário de Anderson Silva no Ultimate Fighting Championship (UFC) ainda vai gerar muita polêmica no MMA. Uma prova disso aconteceu nesta sexta-feira, depois que o vietnamita Cung Le foi cogitado como possível desafiante do brasileiro. Através do Twitter, Vitor Belfort criticou a especulação de forma contundente, dizendo que a situação é uma "palhaçada".
» Confira as melhores fotos do UFC São Paulo
» Ring girls e torcedoras dão toque feminino ao UFC; veja
» UFC SP supera problemas e pode ter nova edição ainda em 2013
Tudo começou com uma entrevista de Ed Soares, empresário de Anderson Silva, ao site Cage Fanatic. Ele tentou listar uma série de lutadores que podem enfrentar o campeão em breve, mas surpreendeu ao citar um nome que era pouco cogitado até agora. "O único que vem na minha mente, mas não sei se é possível agora, é Cung Le". Com apenas onze lutas no cartel, o vietnamita tem nove vitórias, sendo apenas duas no Ultimate.
Ed Soares ainda tentou amenizar a declaração durante o decorrer da entrevista. Ele citou outros nomes, como o ex-campeão do Strikeforce Luke Rockhold, e disse que Anderson Silva vai aceitar qualquer nome que o UFC escolher. Mas a polêmica já estava criada. Diversos especialistas criticaram o empresário e o acusaram de querer um adversário mais fraco para que Anderson mantenha o sucesso entre os pesos médios.
E foi entre essas críticas que surgiu a declaração de Vitor Belfort. Em conversa com um jornalista, ele desabafou no Twitter: "é brincadeira isso. É palhaçada. O UFC tá virando WWF" (sic), escreveu o ex-campeão do UFC, citando a antiga organização de luta livre. Ele ainda completou com uma mensagem direcionada a Royce Gracie, um dos percursores do Ultimate: "precisamos resgatar as velhas raízes fã épico".
Belfort venceu recentemente Michael Bisping, que era o principal cotado para enfrentar Anderson Silva. Porém, após a vitória em São Paulo, ele não quis saber do campeão dos pesos médios e mirou uma revanche contra Jon Jones, dominante nos meio-pesados. O Ultimate, entretanto, ignorou o pedido e disse que ele deve seguir nos médios e conquistar uma ou duas vitórias para enfrentar Silva mais uma vez - Belfort sofreu duro nocaute para ele em 2011.
Por fim, Belfort ainda mostrou que estava disposto a criar polêmicas e, em outra conversa com jornalista através do Twitter, disse que é "marmelada" o elogio feito por Jon Jones a Chael Sonnen. Os dois americanos são treinadores da atual edição do reality show The Ultimate Fighter e, pelo menos por enquanto, estão deixando as provocações de lado.