Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Boxe

"Demência pugilística" é vilã de astros Maguila, Jofre e Ali

9 fev 2015 - 14h04
(atualizado às 17h22)
Compartilhar
Exibir comentários

O drama vivido pelo ex-boxeador Maguila, retratado em uma reportagem especial pela Rede Record no domingo, reacendeu a discussão sobre a chamada "demência pugilística". Além do brasileiro, outros atletas sofrem com a doença, como os casos mais famosos de Éder Jofre e Muhammad Ali.

Em entrevista, Maguila diz que MMA é briga de rua:

A "demência pugilística", também conhecida como “encefalopatia traumática crônica”, é um tipo de doença neurodegenerativa, que pode afetar pugilistas profissionais, amadores ou qualquer outro atleta que sofra traumas na cabeça. É comum aparecer em quem sofre repetidos golpes na cabeça e pode desenvolver vários tipos de sintomas, como problemas de memória, tremores, fala arrastada e falta de coordenação.

Maguila luta contra Mal de Alzheimer e demência pugilística
Maguila luta contra Mal de Alzheimer e demência pugilística
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Pesquisas já apontaram que traumas na cabeça - algo do qual boxeadores não tem como fugir depois de anos de combates - possuem enorme risco de causarem danos permanentes ao cérebro. Células cerebrais, em sua maioria, não conseguem reparar a si mesmas, diferente das células do resto do corpo. Portanto, os neurônios danificados seguirão com problemas.

Éder Jofre, bicampeão mundial dos pesos-galo e um dos maiores pugilistas de todos os tempos, foi equivocadamente diagnosticado com Mal de Alzheimer e correu risco de vida. Depois de muitos exames realizados por indicação de um neurologista especializado, foi descoberta a "demência pugilística". Hoje com 78 anos e tomando a medicação correta, Éder apresenta dificuldades na fala, mas mostra consciência e consegue treinar boxe, pular corda e fazer academia.

Éder Jofre está em observação e terá diagnóstico destalhado nesta sexta
Éder Jofre está em observação e terá diagnóstico destalhado nesta sexta
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press

Já Muhammad Ali, tricampeão mundial dos pesos-pesados, trava a luta mais difícil desde o início da década de 1980, contra o Mal de Parkinson, que, apesar de não ser confirmada oficialmente, evoluiu também de uma "demência pugilística".

Em outubro do ano passado, o irmão do ex-boxeador, Rahman Ali, disse que Muhammad estava passando por tantos problemas com a doença que mal conseguia falar e deixar a casa no Arizona, nos Estados Unidos. Poucos dias depois, as filhas desmentiram a informação e declararam que o pai não estava em tais condições.

Com 73 anos, Ali foi hospitalizado no começo do ano por conta de uma infecção, mas conseguiu superar o problema e voltar para casa. Com 61 lutas no currículo, Muhammad Ali conquistou 56 vitórias, sendo 37 por nocaute, e só saiu derrotado do ringue em cinco oportunidades.

Foto de arquivo do ex-boxeador Muhammad Ali. 28/01/2006
Foto de arquivo do ex-boxeador Muhammad Ali. 28/01/2006
Foto: Andreas Meier / Reuters

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade