PUBLICIDADE

Liga das Nações ganha aprovação após rodada de estreia empolgante

10 set 2018 - 12h21
Compartilhar
Exibir comentários

A Liga das Nações da Uefa não poderia ter programado melhor seu primeiro dia de jogos, uma vez que contou com a França recém-coroada como campeã do mundo em um confronto empolgante na corrida pelo novo título continental.

Atacante francês comemora com torcedores após vitória sobre Holanda em jogo da Liga das Nações 09/09/2018  REUTERS/Charles Platiau
Atacante francês comemora com torcedores após vitória sobre Holanda em jogo da Liga das Nações 09/09/2018 REUTERS/Charles Platiau
Foto: Reuters

A competição foi criada para substituir amistosos internacionais que não eram populares entre clubes, jogadores e torcedores, já que interrompiam as ligas nacionais.

Disputada a cada dois anos, ela conta com todas as 55 seleções da Europa divididas em quatro ligas, que por sua vez se dividem em quatro grupos de três, a serem disputados entre setembro e novembro.

Além das promoções, rebaixamentos e bônus financeiros de cada liga, a principal, que inclui França, Espanha, Inglaterra e Alemanha, terminará com um minitorneio de quatro times em junho do ano que vem para decidir o campeão.

Recebida inicialmente com ceticismo, a Liga das Nações foi aprovada pela maioria após a primeira leva de partidas.

"Eu realmente gosto da competição", disse o técnico alemão, Joachim Loew, cujo time ficou um um empate sem gols em seu confronto da Liga A com os franceses na quinta-feira. "Porque temos partidas de nível muito alto".

"Você também via que os torcedores estavam apoiando", disse Loew depois que quase 80 mil deles foram à Allianz Arena, em Munique, para o jogo.

Os alemães estavam desesperados para compensarem o fiasco da Copa do Mundo da Rússia, da qual foram eliminados na fase de grupos em junho, e poucas seleções seriam mais adequadas do que os novos campeões mundiais.

O entusiasmo foi igual em outras partidas de destaque, como a derrota da Inglaterra, semifinalista no Mundial, para a Espanha por 2 x 1 no sábado diante de 81 mil espectadores no Estádio Wembley.

"Temos que passar por estes jogos, temos que passar por estas experiências", disse o treinador inglês, Gareth Southgate, que só fez três alterações no time que disputou a semifinal da Copa do Mundo contra a Croácia.

"Senão... se estivéssemos só jogando eliminatórias agora, contra uma oposição de nível inferior na esteira do resultado do verão, poderíamos ter uma percepção falsa de onde estamos".

Para Holanda e Itália, dois pesos-pesados europeus, a Liga das Nações não poderia ter vindo em hora melhor, já que ambas estavam ansiosas para voltar a competir depois de ficarem fora da Copa do Mundo.

Os holandeses sofreram uma derrota de 2 x 1 para os franceses no domingo, mas estavam visivelmente contentes por estarem novamente ao lado da elite continental.

Mas nem todos tiveram uma experiência tão intensa -- o campeão europeu Portugal poupará Cristiano Ronaldo diante da Itália nesta segunda-feira e só vendeu 45 mil ingressos para o Estádio da Luz, que comporta 64 mil pessoas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade