PUBLICIDADE

LANCE!

Treinador analisa luta entre Jacaré e Gastelum: 'Encontro de monstros'

Mestre de Kelvin Gastelum e amigo pessoal de Ronaldo Jacaré, o treinador Rafael Cordeiro comentou sobre o combate entre as duas feras, neste sábado (12), pelo UFC 224, no Rio

12 mai 2018 - 15h55
Compartilhar
Exibir comentários

Por Mateus Machado e Yago Rédua

Ronaldo Jacaré e Gastelum farão a segunda luta mais importante da noite no UFC Rio (Foto: Getty Images / UFC)
Ronaldo Jacaré e Gastelum farão a segunda luta mais importante da noite no UFC Rio (Foto: Getty Images / UFC)
Foto: Lance!

Líder da Kings MMA e um dos treinadores mais prestigiados do mundo das artes marciais, Rafael Cordeiro passará por uma situação um tanto quanto "desagradável" neste sábado (12), pelo co-main event do UFC 224, no Rio de Janeiro, quando seu aluno Kelvin Gastelum enfrenta o seu amigo - e compatriota - Ronaldo Jacaré pelo peso-médio.

Apesar da situação "chata", Cordeiro mantém o profissionalismo e garante que sabe dividir as coisas. A torcida na Jeunesse Arena - palco do card -, é claro, será por Gastelum. Porém, isso não precisa interferir em sua amizade com Jacaré, conforme o próprio treinador revelou em entrevista na última quinta (10), durante o "Media Day".

- Acho que vai ser uma luta muito interessante, são dois grandes atletas. Vai ser um encontro de monstros, cada um com as suas qualidades. O Jacaré é um atleta que nós respeitamos muito, assim como todos os outros. Só que o Kelvin está vindo com uma determinação de dar o seu melhor. Quando você tem essa determinação, você cresce. Acho que o público brasileiro gosta do Kelvin, ele tenta falar português, se esforça. Essa energia ele traz da rua para ele, que é movido por essa energia. Eu acredito em uma grande vitória do Kelvin, não por ser treinador dele e nem nada contra o Jacaré, porque todos sabem que tenho um bom relacionamento. Espero que depois da luta possamos treinar juntos. É um respeito muito grande, já visitou minha academia nos Estados Unidos. Só que vão ser 15 minutos que vamos deixar nossa amizade de lado e vou fazer de tudo para o que o meu atleta vença - opinou Cordeiro, que ainda complementou sobre o tema.

- Tem duas questões aí: o profissionalismo e o resgaste das artes marciais. No ponto do profissionalismo, são os dois tentando viver o mesmo sonho de ganhar o cinturão do UFC. Na arte marcial, eu tenho um aluno que está treinando comigo todos os dias de segunda à sábado, para dar o seu melhor dentro do octógono, para representar sua família, a academia. São essas duas questões que se dividem entre o Kelvin e o Jacaré - afirmou.

Confira outros trechos da entrevista com Rafael Cordeiro:

- Lyoto Machida x Vitor Belfort

Vejo o Lyoto sempre na academia, um cara extremamente da arte marcial. Ele leva a arte marcial a risca, disciplinado. Assim como o Vitor (Belfort), é um grande ícone do esporte, no futuro, com certeza eles vão ter esse rótulo de lendas. Eu prevejo uma grande luta. É difícil falar quem vai acontecer. No meu ponto de vista, o Lyoto tem mais armas para vencer. Mas é o meu ponto de vista. Acredito que o Vitor, por ser a sua última luta, vá querer nocautear. Vejo o Lyoto com mais qualificações para uma vitória no fim de tudo.

- Futuro do Lyoto e luta com Shogun

O Shogun, não, com certeza não (risos). Os dois treinam praticante comigo. Não vejo essa luta acontecer. Os dois estão em pesos diferentes, o Lyoto tem quase 40 anos, mas a mentalidade, como o Werdum costuma a falar: 'Tenho 40 anos, mas a mentalidade é de 20'. Então, o Lyoto é a mesma coisa. Está num corpo sem lesão, no shape e vai poder lutar por muito tempo ainda e, quem sabe, pelo cinturão de novo. Nunca se sabe. Esses atletas de ponta como o Kelvin, Jacaré, Lyoto, essa rapaziada, sempre estão a duas lutas da cinta.

- Futuro do Fabrício Werdum

O Werdum teve que fazer várias lutas para se credenciar (ao título). Ele venceu vários caras depois que perdeu o cinturão. Não sei qual é o tempo do UFC para ele disputar o cinturão de novo. Não sabemos o que o UFC pensa. Ainda temos duas lutas no contrato e depois disso vamos ver o que vai acontecer. O que agente precisa para chegar no cinturão novamente. Na América Latina ele é um dos principais nomes. Acho que logo logo ele vai disputar o cinturão novamente. O importante é viver o agora, fazer as lutas primeiro.

CARD COMPLETO:

UFC 224

Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro (RJ)

Sábado, 12 de maio de 2018

Card principal

Amanda Nunes x Raquel Pennington

Ronaldo Jacaré x Kelvin Gastelum

Mackenzie Dern x Amanda Cooper

John Lineker x Brian Kelleher

Vitor Belfort x Lyoto Machida

Card preliminar

Cézar Mutante x Karl Roberson

Alexey Oleynik x Júnior Albini

Davi Ramos x Nick Hein

Elizeu Capoeira x Sean Strickland

Warlley Alves x Sultan Aliev

Thales Leites x Jack Hermansson

Alberto Miná x Ramazan Emeev

Markus Maluko x James Bochnovic

Quer ficar por dentro do mundo da luta? Clique e acesse o site da TATAME!

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade