1 evento ao vivo

Santos mostra pré-projeto para modernização da Vila Belmiro

Evento teve presença do presidente José Carlos Peres, do arquiteto Artur Katchborian e de três representantes da Bolton Group, empresa que deve realizar o retrofit do estádio

11 jul 2019
21h42
atualizado às 21h54
  • separator
  • comentários

Os conselheiros do Santos conheceram nesta quinta-feira o pré-projeto para a modernização da Vila Belmiro. O evento contou com a presença do presidente do clube, José Carlos Peres, e três representantes da Bolton Holding Group, empresa que deve realizar o retrofit (processo de modernização) do estádio.

Se o projeto for aprovado, Vila Belmiro tomaria esta forma (Reprodução/Twitter)
Se o projeto for aprovado, Vila Belmiro tomaria esta forma (Reprodução/Twitter)
Foto: Lance!

O arquiteto do pré-projeto, Artur Katchborian também compareceu. Ele explicou e,tirou dúvidas dos conselheiros sobre o retrofit da Vila. Além disso, deixou claro que não há possibilidade do modelo ser o mesmo da La Bombonera, estádio do Boca Juniors-ARG.

Entre algumas ideias apresentadas estão o aumento do campo, mudanças dos alojamentos da base e do futebol feminino para o CT e a retirada de todos os pontos cegos da Vila.

- Junto com isso, uma adaptação, nova construção, como quiserem chamar, de outras instalações do Santos, como o CT da base e dos profissionais e tudo que isso gerar. No diagnóstico que vamos apresentar, fica patente que muito do espaço físico do estádio é utilizada além do que dele se espera, que é o futebol. Queremos adequar os ambientes nos imóveis que o Santos nos destinar para recebê-los - explicou Artur.- No sentido de qualificar a implantação do estádio, estudamos profundamente o entorno da Vila Belmiro. A Rua Princesa Isabel deveria ser transformada em rua de trânsito local. Fizemos um desvio de trânsito e estamos em contato com a prefeitura. Em dias de jogos, a rua já é inutilizada. Dessa forma, a gente só oficializa isso numa via que a sociedade perdeu em relação à Vila - emendou.

A "nova" Vila Belmiro deve ter entre 18 a 20 mil lugares. Confira abaixo como ficaria a divisão das arquibancadas:

- Primeiro anel de arquibancadas: 7.800 lugares
- Segundo anel de arquibancadas: 10.250 lugares
- Anéis consolidados: 18.050

- A gente fez uma conta de custo-benefício e acha que o ideal é de 18 a 20 mil lugares. Em uma conta muito rápida, se a gente hoje aumentasse a média de ocupação em 50% que fosse, levando de 9 (mil), 10, para 15, levando em conta 20 a 25 jogos no ano, significa 150 mil pessoas. O que a gente precisa entender é que não adianta almejar um estádio de 40, 50 mil pessoas, se a sua média é de 9 - disse Artur.

O pré-projeto precisa ser aprovado por maioria simples dos conselheiros do Peixe. Uma nova reunião será marcada para definir se a modernização da Vila ocorrerá nos próximos anos.

Lance!
  • separator
  • comentários
publicidade