PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

LANCE!

Há 24 anos Odair Titica, autor do gol 3 mil do Santos, nos deixava

Notável atacante do Peixe entre as décadas de 40 e 50, jogador faz parte dos 15 maiores artilheiros do clube

7 mai 2020 - 09h03
Compartilhar
Exibir comentários

Este 7 de maio marca o 24ª ano desde que o ex-atacante do Santos, Odair Titica, nos deixou. Balanço as redes com o manto santista 134 vezes, configurando-se entre os 15 maiores artilheiros do clube, na 14ª colocação.

Odair Titica está na prateleira de ídolos "esquecidos" do Santos (Reprodução)
Odair Titica está na prateleira de ídolos "esquecidos" do Santos (Reprodução)
Foto: Lance!

O jogador notabilizou-se na história alvinegra ao ser o autor do gol de número 3.000 do Peixe. O feito completa 70 anos em 2020, no dia 16 de setembro. Nesta data, em 1950, Odair marcou dois gols na vitória do Alvinegro Praiano por 4 a 1 sobre o Nacional, na Rua Comendador Sousa, na Barra Funda, sendo o quarto tento (segundo do atleta) eternizado na Linha do Tempo do Alvinegro Praiano, imortalizando Titica entre os grandes da trajetória do clube. Inclusive, o jogador foi reconhecido pela torcida como "O Grande".

Histórico

Odair cumpriu a risca o trecho do hino santista que diz "Nascer, viver e no Santos morrer". Veio ao Mundo em 1925, na cidade litorânea, foi descoberto nas "Manhãs Esportivas do Santos", campeonato interno realizado pelo Peixe, e faleceu em terras caiçaras.

No Peixe foi agregado às categorias do clube em 1940, onde permaneceu durante três anos, antes de profissionalizar-se pelo clube.

- Pelo juvenil, conquistou o título de tricampeão paulista, nos anos de 1940-1941-1942. E no ano seguinte após o último título, já formava na equipe profissional - escreveu o historiador do Santos, Gabriel Santana, no site "Acervo Santos FC".

Antes de tornar-se atleta profissional, ganhava a vida vendendo jornais nas redondezas da Praça Mauá, localizada no Centro Histórico de Santos. Em 1943 integrou o elenco principal do clube e em vez de comercializar os periódicos, passou a estampar as suas páginas.

Embora tenha atuado em uma fase em que o Peixe não tenha conquistado títulos, destacou-se ao ser artilheiro da equipe em quatro temporadas consecutivas, entre 1948 e 1951. Foi o 13º maior goleador do clube até 2013, quando foi ultrapassado por Neymar.

Odair Titica deixou o Alvinegro Praiano em 1952 e atuou por Palmeiras e Jabaquara, antes de encerrar a carreira. Após isso, ainda trabalhou como estivador no Porto santista e o seu último emprego foi em uma loja de artigos esportivos.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade