0

Há 20 anos, gênio Zidane estreou com a França em uma Copa do Mundo

Seleção francesa iniciou caminhada do título de 1998 em 12 de junho, com vitória por 3 a 0 sobre a África do Sul. Zidane disputou ali sua primeira partida em um Mundial

12 jun 2018
10h01
  • separator
  • comentários

Há exatos 20 anos, a França entrou em campo pela primeira vez na Copa do Mundo que consagraria Zinedine Zidane com o primeiro e único título da seleção francesa na história. No último Mundial em que os anfitriões não abriram a Copa, a França viu o torneio começar em 10 de junho com vitória do Brasil, atual campeão, sobre a Escócia, e foi a campo no dia 12, contra a Arábia Saudita. Os donos da casa venceram por 3 a 0, em Marselha.

Zidane comandou a França na Copa do Mundo de 1998 (GABRIEL BOUYS / AFP)
Zidane comandou a França na Copa do Mundo de 1998 (GABRIEL BOUYS / AFP)
Foto: Lance!

Foi a primeira partida em Copas de Mundo de Zidane. Não apenas dele, mas de todos que foram a campo naquele dia, já que a França retornava a um Mundial depois de 12 anos. A última participação havia sido em 1986, ano em que os franceses também derrubaram o Brasil, nas quartas de final.

Barthez, Desailly, Thuram, Laurent Blanc e Lizarazu; Djorkaeff (Trézéguet), Didier Deschamps, Zinedine Zidane e Petit (Boghossian); Guivarch (Dugarry) e Henry entraram em campo na estreia, sob o comando de Aime Jacquet. Guivarch e Dugarry marcaram - o outro gol foi contra, de Issa.

Após passar por cima dos africanos, a França goleou a Arábia Saudita, de Carlos Alberto Parreira, o primeiro treinador demitido durante uma Copa, por 4 a 0, e venceu a Dinamarca por 2 a 1, fechando a chave com 100% de aproveitamento. O time da casa eliminou Paraguai (na prorrogação), Itália (nos pênaltis) e Croácia até chegar à final para detonar o Brasil por 3 a 0, dia em que Zidane fez dois gols e Ronaldo jogou sem condições por conta de uma convulsão.

Zizou, hoje técnico do Real Madrid (ESP), estreou com a camisa da França quatro anos antes do Mundial, em 1994, num amistoso contra a República Tcheca, quando tinha 22 anos. Ele defendeu a seleção em 108 jogos (31 gols).

Lance!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade