1 evento ao vivo

Globo explica suspensão de apresentadora após foto com Joice

Apresentadora do 'SporTV News' violou regras internas de aparições com políticos em período eleitoral

23 nov 2020
16h55
atualizado às 19h19
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Uma notícia pegou o jornalismo esportivo de surpresa no último sábado. O Grupo Globo suspendeu a apresentadora Janaína Xavier por 30 dias após a jornalista compartilhar uma foto com a deputada federal e candidata a prefeitura de São Paulo Joice Hasselmann em sua conta no Instagram. A medida quebra o regulamento interno da emissora, que proíbe jornalistas e funcionários de fazerem aparições públicas com políticos em período eleitoral.

Joice Hasselmann ao lado do namorado de Janaína Xavier e a apresentadora (Foto: Reprodução/Instagram)
Joice Hasselmann ao lado do namorado de Janaína Xavier e a apresentadora (Foto: Reprodução/Instagram)
Foto: LANCE!

Ao LANCE!, o setor de Comunicação do Grupo Globo enviou um comunicado e se pronunciou sobre a suspensão da apresentadora. Segundo a nota, os jornalistas do Esporte da Globo foram relembrados das regras internas dos Princípios Editoriais do Grupo.

"Todos os jornalistas do Esporte da Globo têm conhecimento dos Princípios Editoriais do Grupo, que não permitem o apoio público a candidatos de qualquer partido, seja de jornalistas que atuam na frente ou atrás das câmeras. E todos foram relembrados dessas regras no início do período eleitoral. Os casos de descumprimento dessa regra foram analisados internamente e as medidas cabíveis foram tomadas", diz a nota.

Janaína compartilhou uma foto ao lado de seu namorado e Joice Hasselmann (PSL-SP) através da sua conta no Instagram. A deputada se revoltou com a suspensão da jornalista, citando uma possível censura e um enviesamento político da emissora.

"É lamentável a postura da Rede Globo nesse caso. É censura pura e absolutamente descabida. A postagem não foi política. Não houve menção a política, nem mesmo à minha candidatura. Estávamos num ambiente neutro, entre amigos. Aliás, o namorado de Janaína é meu amigo há uma década", afirmou Joice, que completou:

"É censura que se chama, Rede Globo? Aqui fica meu repúdio como cidadã, jornalista e deputada federal que sempre defendeu as liberdades. Já passei por perseguições semelhantes. Espero que a Globo se desculpe por tamanho erro. Força Janaína!", encerrou.

Janaína Xavier é apresentadora no SporTV há mais de uma década e uma das mais experientes do canal. Atualmente, ela comanda o SporTV News em sua edição matinal. Com seu afastamento, Janaína foi substituída por Ana Goebel e Igor Rodrigues, que revezam na função.

Veja também: 

 

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade