PUBLICIDADE

LANCE!

Da decepção ao ápice: a trajetória de Rogério Ceni como treinador

Perto de conquistar o terceiro título na carreira como técnico, ex-goleiro vive a melhor fase na nova profissão à frente do tricolor do Ceará e desperta o interesse de outros clubes

19 abr 2019 - 13h13
(atualizado às 14h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A vitória sobre o por 2 a 0 sobre o Ceará, no último domingo, deixou o Fortaleza com boa vantagem na briga pelo título cearense para o fim de semana. A vitória também consolidou a volta por cima do técnico Rogério Ceni. Há 17 meses no comando do clube, o ex-goleiro levou a melhor sobre o maior rival pela primeira vez e pode conquistar o terceiro título da nova carreira. Em lua de mel com a torcida do Leão, Ceni tem sido assediado por outros clubes da Série A , como é o caso atual do Atlético-MG. Por méritos próprios, o fracasso no São Paulo, em sua primeira tentativa na nova profissão parece ter ficado para trás.

Relembre a trajetória de Rogério Ceni como treinador:

AUXILIAR DE DUNGA

Dunga convidou Ceni para auxiliar (Foto: AFP / HECTOR RETAMAL)

Os primeiros passos de Rogério Cenin na nova função no esporte em que construiu sua carreira foram dados na Seleção Brasileira. Em 2016, Ceni foi convidado por Dunga para fazer parte da equipe de auxiliares para a disputa da Copa América Centenário. O ex-goleiro do São Paulo mostrou-se empolgado para começar a trilhar a nova carreira. Às vésperas da estreia do Brasil, declarou:

- Tomara que eu possa aprender bastante, esse é o principal motivo. No que for necessário e possível, poder ajudar de uma maneira nem que seja a mais simples que puder- comentou o ex-arqueiro, à época.

INÍCIO NO SÃO PAULO

Florida Cup 2017, primeiro título (Foto: Divulgação/Florida Cup)

Cerca de um ano depois de se despedir dos gramados como jogador profissional, Ceni assumiu o comando do São Paulo, em dezembro de 2016, na vaga deixada por Ricardo Gomes. O início da trajetória no novo cargo foi promissor, com a conquista da Flórida Cup 2017, torneio amistoso disputado, em Orlando, nos Estados Unidos, na pré-temporada. O goleiro Sidão, virou herói do primeiro título da carreira de Rogério Ceni como treinador ao defender duas cobranças de pênaltis do Corinthians na final.

DEMISSÃO APÓS SEIS MESES

Rogério durou seis meses no cargo (Foto: Érico Leonan / SPFC)

Um dos maiores ídolos da história tricolor, o ex-goleiro não conseguiu brilhar na nova função de treinador e acabou sendo demitido após seis meses de trabalho, em julho de 2017. Após seis rodadas com o time na zona do rebaixamento do Brasileirão, ele não resistiu. Sob o comando de Rogério, o São Paulo oscilou no estilo de jogo e nos resultados. No Paulistão, foi eliminado pelo Corinthians nas semifinais. Na Copa do Brasil, caiu para o Cruzeiro. Já na Copa Sul-Americana daquele ano, o Tricolor deixou a competição ao não conseguir superar o modesto Defensa y Justicia, da Argentina.

CHEGADA AO FORTALEZA

Ceni no dia da apresentação ao Leão (Foto: Reprodução)

Em 10 de novembro de 2017, Rogério Ceni assumiu o comando do Fortaleza para a temporada de 2018, ano do centenário do clube. Fez sua estreia oficial no comando do Fortaleza em 17 de janeiro, na vitória por 4-0 sobre o Uniclinic, em jogo válido pelo Campeonato Cearense. O início foi animador e o Fortaleza só sofreu a primeira derrota na quinta rodada do Campeonato Cearense. Logo que apresentado, o novo técnico pediu reformas e conseguiu emplacar melhorias na sede do clube.

PERDA DO ESTADUAL PARA O CEARÁ

Perda do título gerou revolta da torcida (Foto: LC Moreira)

A perda do título estadual para o arquirrival Ceará decepcionou a torcida do Leão e Ceni passou a ser bastante contestado. As duas derrotas por 2 a 1 para o Vozão nas finais transformara o treinador no principal alvo dos tricolores, que soltaram os tradicionais gritos de 'burro'. A diretoria do Leão, no entanto, segurou o comandante no cargo e, mais tarde, colheu os frutos dessa escolha.

ACESSO ANTECIPADO

Gustagol marcou na vitória do Leão (Foto: Reprodução/Premiere)

Com uma ótima campanha desde início da Série B do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza de Rogério passou nove rodadas invicto no início do torneio, conquistando a marca de melhor início de um time nordestino na Série B na era de pontos corridos. Com quatro rodadas de antecedência, o Leão garantiu presença na elite de 2019, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-GO, fora de casa, na 34ª rodada.

TÍTULO DA SÉRIE B

O segundo título de Ceni como treinador (Foto: Reprodução)

Um dos principais responsáveis pelo título do Fortaleza da Série B do Brasileiro, o técnico Rogério Ceni marcou seu nome na história do centenário clube com o feito, que veio após vitória contra o Avaí, por 1 a 0, no dia 10 de novembro de 2018. Ceni celebrou bastante a conquista e classificou o dia como especial.

- É uma sensação muito bacana. Fizemos o melhor, corremos os riscos, foi uma outra escalação. Taticamente, foi uma partida perfeita. Um dia muito especial, um dia de muita alegria. Maior título da história do clube no Centenário - disse Ceni, após a vitória.

CEARENSE 2019

Ceni vai em busca do terceiro título (Foto:Leonardo Moreira/Fortaleza)

No ano em que voltam a disputar juntos a elite do Brasileirão após mais de duas décadas, Ceará e Fortaleza disputam o título estadual. Na campanha até a final, o Alvinegro foi melhor e chegou aos 19 pontos, dois a mais que o Fortaleza, que somou 17. No jogo de ida, no último domingo o Tricolor veneu por 2 a 0, com gols de Edinho, na Arena Castelão. O time de Ceni tem boa vantagem para o jogo do próximo dia 21 e o treinador pode conquistar o seu terceiro título na carreira.

Rogério Ceni - Fortaleza (Foto: Dudu Oliveira/Fortaleza EC)
Rogério Ceni - Fortaleza (Foto: Dudu Oliveira/Fortaleza EC)
Foto: Lance!
Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade