0

Brasil x Croácia: o que mudou da abertura da Copa 2014 para cá?

Seleções se enfrentam domingo pela quinta vez na história. Na Arena Corinthians, abriram o último Mundial. LANCE! mostra os 'sobreviventes' nas equipes e trajetória das seleções

1 jun 2018
14h57
  • separator
  • comentários

Brasil e Croácia fazem amistoso no domingo, às 11h (horário de Brasília), em Liverpool, em preparação para a Copa do Mundo. Será o quinto duelo entre as seleções na história - o país europeu tornou-se independente da Iugoslávia no início dos anos 90. E dois dos confrontos já ocorridos foram em Mundiais, em 2006, na Alemanha, e em 2014, na abertura da Copa no Brasil. A Seleção canarinho venceu ambos.

Brasil 3 x 1 Croácia pela Copa do Mundo de 2014
Brasil 3 x 1 Croácia pela Copa do Mundo de 2014
Foto: ODD ANDERSEN / AFP / Lance!

Retrospecto
O primeiro duelo entre Brasil e Croácia aconteceu em 1996, em um amistoso. Em Manaus (AM), o jogo terminou empatado por 1 a 1, com gols de Milan Rapaic para os croatas e Sávio para os brasileiros.

O reencontro aconteceu apenas dez anos depois, em 2005, também por uma partida amistosa, na Croácia. E um novo empate por 1 a . Kranjcar abriu o placar e Ricardinho empatou logo em seguida.

Na Copa de 2006, veio a primeira vitória. Na Alemanha, as duas seleções estavam no mesmo grupo, que contava ainda com Austrália e Japão. A Seleção Brasileira derrotou os croatas por 1 a 0 com gol de Kaká. Em 2014, o Brasil encontrou mais facilidade e venceu por 3 a 1, no jogo de abertura do Mundial em que foi anfitrião pela segunda vez na história. Neymar, duas vezes, e Oscar marcaram para os pentacampeões. Marcelo fez o único dos rivais.

O que mudou do jogo de 2014 para cá...
A partida do dia 12 de junho de 2014 marcava o início da Copa do Mundo. Do lado brasileiro, bastante coisa mudou de lá para cá, especialmente pelo impacto do 7 a 1 da Alemanha nas semifinais.

Apenas cinco jogadores que foram relacionados para aquele jogo, irão disputar o amistoso de domingo - Marcelo, Paulinho, Neymar, Fernandinho e Willian - e agora, o Brasil chega como um dos principais favoritos para o título na Rússia, apresentando um bom futebol sob o comando do técnico Tite.

Após o término do Mundial, Felipão não seguiu no cargo de treinador da Seleção e Dunga foi seu sucessor. O ex-jogador, porém, não teve o resultado esperado, com péssimo desempenho nas Eliminatórias e sem vencer nenhuma das duas Copas América que foram realizadas em dois anos seguidos (2015 e 2016). Com Tite, a Seleção foi a primeira colocada das Eliminatórias e trouxe a confiança novamente para o país.

Já a Croácia contou com menos mudanças durante esses quatro anos. No total 12 jogadores que estavam em Itaquera há quatro anos também estarão em Anfield, estádio do Liverpool, e defenderão as cores do país no Mundial. Alguns deles são fundamentais em equipes de ponta da Europa, casos de Modric, do Real Madrid, Raktic, do Barcelona, e Perisic, da Inter de Milão.

A Croácia não desempenhou um bom futebol em 2014 e parou na fase de grupos. Após a derrota para o Brasil, goleou Camarões por 4 a 0 e foi eliminada pelo México, ao perder por 3 a 1. Dois anos depois, a seleção chegou até as oitavas de final da Eurocopa, na qual perdeu para o futuro campeão Portugal, por 1 a 0, na prorrogação. Nas Eliminatórias para a Rússia, a Croácia ficou na segunda colocação do grupo, atrás da Islândia, e classificou-se na repescagem em confronto contra a Grécia.

Na última vez que entrou em campo, a Croácia venceu o México por 1 a 0, com gol de Rakitic.

OS 'SOBREVIVENTES DE 2014

- Brasil (entre parênteses, o clube atual)
Marcelo (Real Madrid)
Paulinho (Barcelona)
Neymar (PSG)
Fernandinho (Manchester City)
Willian (Chelsea)

- Croácia
Subasic (Monaco)
Vedran Corluka (Lokomotiv Moscou)
Vida (Besiktas)
Lovren (Liverpool)
Vrsaljko (Atlético de Madrid)
Modric (Real Madrid)
Kovacic (Real Madrid)
Rakitic (Barcelona)
Mandzukic (Juventus)
Perisic (Inter de Milão)
Rebic (Frankfurt)BRASIL NA 1ª FASE DA COPA DA RÚSSIA

- 17/6 (domingo) - Brasil x Suíça, 15h, em Rostov
- 22/6 (sexta-feira) - Brasil x Costa Rica, às 9h, São Petersburgo
- 27/6 (quarta-feira) - Brasil x Sérvia, 15h, Moscou

CROÁCIA NA 1ª FASE DA COPA DO MUNDO

- 16/6 (sábado) - Croácia x Nigéria, às 16h, em Kaliningrado
- 21/6 (quinta-feira) - Croácia x Argentina, às 15h, em Nishny Novgorod
- 26/6 (terça-feira) - Croácia x Islândia, às 15h, em Rostov

Lance!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade