Geada cobre gramado do estádio do Juventude
Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, registrou temperatura mínima de - 1°C e enfrenta condições de frio extremo nesta terça-feira (13)
Na manhã desta terça-feira (14), o gramado do Alfredo Jaconi, estádio do Juventude, amanheceu diferente. O campo verde foi tomado pela geada, que deixou a grama coberta de branco. A condição é resultado das baixas temperaturas que atingem Caxias do Sul.
De acordo com o Climatempo, a cidade gaúcha chegou a registrar - 1°C às 8h (horário de Brasília). Os termômetros de Caxias devem marcar máxima de 16°C até o fim da tarde, voltando a cair a temperatura no período da noite.
Essa não é a primeira vez que o estádio do Juventude passa por uma situação de frio intenso no Rio Grande do Sul. Em 2021, a casa Jaconera amanheceu coberta por uma camada de neve, no dia 29 de julho. Na ocasião, a mínima registrada em Caxias foi de - 4°C, segundo a prefeitura da cidade.
A geada é um fenômeno que forma cristais de gelo sobre a superfície do campo através da condensação da umidade do ar. Com a temperatura igual ou abaixo de 0°C, o vapor de água presente no ar à noite congela, formando a camada branca no gramado.
Diferente da geada, a formação da neve é resultado da precipitação de cristais de gelo que se formam nas nuvens e caem quando a temperatura do ar está abaixo de 0°C, criando camadas visíveis no solo.