Jovem jogador é um dos afegãos que caíram de avião em Cabul
Zaki Anwari tentou fugir se agarrando no trem de pouso do C-17
Um dos indivíduos que caiu de uma aeronave militar norte-americana na última segunda-feira (16) foi identificado nesta quinta-feira (19) pela mídia afegã.
Segundo a emissora "Ariana News", trata-se de Zaki Anwari, um jovem jogador de futebol de 19 anos.
"A Diretoria Geral de Educação Física e Esportes do Afeganistão confirmou que Zaki Anwari, um jogador da seleção nacional de futebol juvenil, estava entre centenas de jovens que tentaram deixar o país agarrando-se a um avião militar dos Estados Unidos. Anwari caiu e morreu", informou a emissora.
Nas imagens veiculadas nas redes sociais, Anwari aparece como um dos dois indivíduos que caiu durante a decolagem da aeronave norte-americana do aeroporto Hamid Karzai em Cabul.
As filmagens chocantes provocaram comoção mundial. Além de quem tentava se agarrar a uma aeronave, as pistas do aeroporto foram tomadas por centenas de afegãos desesperados em fugir e a saída dos aviões chegaram a ser suspensas.
No domingo (15), o Talibã tomou a capital Cabul após, em cerca de 10 dias, controlar todo o território nacional.
Com isso, e como parte do acordo de retirada com os Estados Unidos, o aeroporto da capital está sob o controle dos militares norte-americanos e as evacuações ficaram caóticas, com milhares de civis afegãos indo ao local para tentar fugir dos fundamentalistas. .