Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

Beisebol para mulheres? Torneio estreia com jogo animado

Versão feminina faz a sua primeira aparição em Pan-Americanos em duelo envolvendo americanas e venezuelanas

21 jul 2015 - 09h24
Compartilhar
Exibir comentários

Esporte popular nos Estados Unidos, Caribe, Venezuela e Japão, o beisebol tenta se se recolocar como um esporte olímpico. Retirado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) desde Londres 2012, o torneio masculino e o softbol feminino postulam retornar em Tóquio 2020, especialmente por contarem com o apoio dos nipônicos.

Já o beisebol feminino (anteriormente as mulheres tinham apenas o softbol como opção) faz a sua primeira aparição em uma competição de grande porte e ainda está distante de qualquer possibilidade de estar  em uma Olimpiada. Apesar de já ter um Mundial, a versão entre as mulheres está dando os seus primeiros passos e tentando se disseminar pelo continente americano por meio do Pan de Toronto.

Nesta primeira competição, o torneio conta apenas com cinco seleções: Estados Unidos, Canadá, Cuba, Porto Rico e Venezuela: Jogam todas contra si e as quatro melhores irão as semifinais.

“Acredito que pode ajudar (a participação nos Jogos Pan-Americanos). Sei que os homens estão fazendo uma pressão para voltar aos Jogos Olímpicos de 2020. Mas para nós, as mulheres, é bom fazer parte desse momento histórico nos Jogos Pan-Americanos. Seria o máximo (jogar uma Olimpíada), mas já estou um pouco velha, talvez como técnica. Estou com 34...”, disse a rebatedora americana Malaika Underwood, sobre a hipótese de no futuro ter beisebol feminino em Olimpíada.

Estados Unidos e Venezuela fizeram a estreia do beisebol feminino nos Jogos Pan-Americanos. Primeiro jogo aconteceu nesta segunda-feira em Ajax, na região metropolitana de Toronto
Estados Unidos e Venezuela fizeram a estreia do beisebol feminino nos Jogos Pan-Americanos. Primeiro jogo aconteceu nesta segunda-feira em Ajax, na região metropolitana de Toronto
Foto: Osmar Portilho / Terra

No President’s Choice Ajax Park, Estados Unidos e Venezuela tiveram a honra na última terça-feira de dar as primeiras tacadas da história do beisebol feminino em Jogos Pan-Americanos. Um público razoável foi acompanhar as duas equipes apenas um dia depois do encerramento do masculino, vencido pelo Canadá em uma final com os Estados Unidos.

“Me sinto feliz e contente, especialmente pela Venezuela ter a oportunidade de ser o primeiro país a fazer um jogo feminino em Pan-Americanos e diante dos Estados Unidos. Esse torneio vai atrair mais meninas e colaborar no desenvolvimento do beisebol feminino”, disse Angel Delgado, membro da comissão diretiva do Comitê Olímpico Venezuelano.

Com a temperatura em torno dos 30º C em Ajax, o público pôde acompanhar uma partida agradável e ainda, como em qualquer evento canadense ou americano, dar uma parada na lanchonete ao lado para comprar cervejas, lanches e cachorros-quentes entre uma entrada e outra.

Situação inusitada tirou promessa do golfe do Pan; entenda:

Favoritas à conquista da competição estreante, as americanas entraram no campo em Ajax e logo abriram vantagem na primeira entrada de 2 a 0. Delgado, o cartola venezuelano, olhou para a reportagem do Terra e questionou naquele momento a pouca presença de imprensa em um “evento histórico”.

Esporte número 1 da Venezuela, as atletas sul-americanas tentaram na animação equilibrar a partida. Cantavam musiquinhas e tentaram estimular as colegas quando estavam com o bastão. O melhor momento foi na terceira entrada, quando conseguiram anotar três pontos e virar o jogo. As americanas, porém, deram o troco com crueldade na mesma entrada. Povoaram as bases e marcaram sete pontos seguidos, praticamente decidindo o placar da partida. 

Mesmo com a desvantagem, as venezuelanas seguiram lutando e tentavam sempre reagir, mas o jogo se encerrou na sétima entrada com o placar de 10 a 6. Foi um jogo divertido no meio da tarde do versão canadense e a torcida canadense deve lotar o estádio nos jogos decisivos em Ajax.

Ranking Geral País Ouro Prata Bronze TOTAL
1 Estados Unidos 65 55 49 169
2 Canadá 55 51 42 148
3 Brasil 30 29 43 102
4 Colômbia 24 8 24 56
5 Cuba 23 18 28 69
Veja o quadro completo aqui
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade