PUBLICIDADE

Jogos Pan-Americanos

Pan-Americano de 2023 consolida Brasil como uma das potências para as Olimpíadas de Paris

28 dez 2023 - 10h51
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil chegará com muita moral para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2024, que serão disputados em Paris, na França. O histórico desempenho no Pan-Americano de 2023 não só ultrapassou metas estabelecidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), mas também colocou os brasileiros como potências para as próximas competições.

Foto: ( Divulgação / COB) / Gazeta Esportiva

Em Santiago, o Brasil conquistou 40 vagas olímpicas. Somando com as classificações ou índices anteriores, o país saiu do Chile com 143 classificações para os Jogos Olímpicos, número muito importante para atingir o objetivo de ampliar o número de atletas em relação a Tóquio 2020.

"Foram 205 medalhas conquistadas, sendo 66 de ouro, 73 de prata e 66 de bronze, novos recordes tanto no total de medalhas quanto em número de ouros. Mas não olhamos apenas para as medalhas. As mulheres atletas tiveram um grande protagonismo e os jovens atletas aproveitaram a oportunidade com excelentes resultados, mostrando que o investimento que fizemos nessas áreas nos últimos anos foi bastante correto", disse Rogério Sampaio, diretor-geral do COB.

Os Jogos Pan-Americanos do Chile resultaram num grande número de vagas para Paris 2024, superando o número total de medalhas e de ouros e consolidando o Brasil entre as três principais potências olímpicas do continente, ficando pela segunda vez consecutiva no segundo lugar do quadro de medalhas.

"O COB, as Confederações Olímpicas e Pan-americanas vêm buscando o aprimoramento de suas entregas, evoluindo em seus trabalhos. […] Comprovamos mais uma vez o crescimento do esporte olímpico nacional, ampliando ainda mais o melhor período de sua história, inspirando a juventude e trazendo a expectativa de uma grande campanha em Paris 2024. Estamos felizes com o que fizemos e ainda mais estimulados e confiantes para os próximos Jogos Olímpicos", concluiu Paulo Wanderley, Presidente do COB.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade