PUBLICIDADE

Jogos Panamericanos 2011

Com 5 medalhas em Pans, Monteiro pode ficar fora de Guadalajara

8 set 2011 - 15h51
(atualizado às 16h12)
Compartilhar

O tênis de mesa brasileiro pode ter um desfalque de peso para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, em outubro. Um dos melhores atletas da modalidade, Thiago Monteiro, corre contra o tempo para recuperar-se de uma lesão que o incomoda há um ano. A lista do trio masculino que formará a Seleção Brasileira será anunciada segunda-feira pela Confederação.

Thiago Monteiro, 30 anos, é considerado o melhor mesatenista dos últimos anos no País. Sua importância é tanta que o técnico da Seleção Brasileira, o francês Jean Renee, aguarda por uma avaliação do atleta, atualmente treinando na França (pelo clube Angers Vaillante) e lutando contra dores no punho direito.

O atleta ficou fora de diversos torneios, passou por tratamento. Monteiro tentou voltar, mas sentiu novamente a lesão em maio deste ano. Sua recuperação continuou, esteve no Brasil e treina há um mês em seu clube. Tudo para não ficar de fora do Pan.

O mesatenista foi aos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008. Mas é no Pan que ele espera alcançar mais medalhas. No Rio 2007, ao lado de Hugo Hoyama e Gustavo Tsuboi, conquistou o ouro por equipes - medalha que tornou Hoyama o brasileiro com maior número de douradas em Pans: nove, superando o nadador Gustavo Borges, com oito.

Monteiro também deixou Rio 2007 com um bronze no individual masculino. Em Santo Domingo 2003, conquistou um ouro na dupla masculina. Já em 1999, em Winnipeg, o mesatenista foi bronze por equipes. Com isso, coma cinco medalhas pan-americanas: dois ouros, uma prata e dois bronzes.

"O Thiago é um parceiro, um amigo. Estamos torcendo para que ele se recupere 100% e a tempo de nos ajudar em Guadalajara. O Jean (técnico) é muito justo e vai saber quais atletas terão condições de brigar por medalhas. Seja quem for, o objetivo é estarmos preparados para enfrentar os chineses naturalizados pela Argentina, República Dominicana e Estados Unidos", disse Hugo Hoyama.

A lista, com os três nomes, será anunciada segunda-feira e tem quatro mesatenistas na disputa: Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Cazuo Matsumoto. O Brasil terminou o Pan do Rio com dois bronzes (Hugo Hoyama e Thiago Monteiro no individual) e um ouro (equipe masculina).

Thiago Monteiro luta contra uma lesão no punho, treina e aguarda por convocação
Thiago Monteiro luta contra uma lesão no punho, treina e aguarda por convocação
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade