PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Japan House São Paulo promove lives sobre os bastidores da Olimpíada

Encontros virtuais e gratuitos com designers e artistas que participaram das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 serão realizados no canal do YouTube da Japan House SP

10 nov 2021 - 09h55
Compartilhar
Exibir comentários

Centro de divulgação da cultura japonesa, a Japan House São Paulo vai promover lives com designers e artistas que participaram das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio. O projeto das lives recebeu o nome de "Criadores". As lives acontecerão nos dias 11 e 18 de novembro, e 9 de dezembro, às 20h (de Brasília), no canal do YouTube da instituição. Sempre com mediação do jornalista Marcelo Duarte, todos os eventos do projeto vão contar com tradução simultânea em português e japonês.

Primeira live acontecerá nesta quinta-feira, 20h (Imagem: Divulgação)
Primeira live acontecerá nesta quinta-feira, 20h (Imagem: Divulgação)
Foto: Lance!

A primeira live, no dia 11 de novembro, às 20h, reunirá o designer japonês Sota Yamaguchi, responsável pelo design dos uniformes da cerimônia de vitória utilizados por aproximadamente 11 mil pessoas, entre staff e voluntários dos Jogos; e Walter Rodrigues, atual coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Salão de Inovação, Sustentabilidade e Design Inspiramais. Na conversa, os designers comentarão sobre o processo criativo e o pensamento em relação a sustentabilidade nas suas produções para a criação dos modelos.

Já no dia 18, às 20h, o artista japonês Asao Tokolo comenta sobre a criação do design do podium e do emblema de Tóquio 2020, inspirados no padrão kumi ichimatsu (quadriculada). Além disso, Tokolo buscou atender uma das principais bandeiras desses Jogos, que foi a sustentabilidade e a conscientização ecológica, utilizando plástico reciclado em todas as partes que compuseram o pódio.

Por fim, no dia 9 de dezembro, o convidado é o compositor e professor da Universidade de Música de Tóquio, Naoki Sato, selecionado para realizar a composição da música de vitória dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Para enriquecer o evento, Sato conversa com o brasileiro Jaques Morelenbaum, violoncelista, produtor, arranjador e compositor.

A série de lives gratuitas do projeto "Criadores" faz parte da programação paralela do "Lounge Esportivo: Tokyo 2020", exposição que esteve em cartaz na Japan House São Paulo até 12 de setembro, sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade