PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Documentário mostra bastidores do Arnold no Brasil

Evento de fisiculturismo completa 10 anos no país em 2024

26 mar 2024 - 21h18
(atualizado às 21h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Sócia de Arnold Schwarzenegger no Brasil, a carioca Ana Paula Graziano Leal não tinha ideia de que faria história no mundo fitness no país. Desde 1993 nesse mercado, a empresária se juntou ao astro de Hollywood e ex-governador da Califórnia para trazer, em 2014, o Arnold Sports Festival South America, um evento multidesportivo que tem como papel principal o palco onde os fisiculturistas mostram suas melhores versões.

Foto: Foto: Divulgação

Nesses 10 anos, que se completam de 5 a 7 de abril, na edição de São Paulo (SP), no Expo Center Norte, muita coisa aconteceu no segmento, que furou bolha apenas dos bodybuilders para um mercado que deve bater bilhões neste ano. Não só os fisiculturistas estarão no evento, mas competições diversas como guerra de travesseiro e artes marciais.

Essa trajetória de uma década será contada em um documentário que a Savaget Group e Ana Leal Graziano montam para lançar ainda em 2024. ''O evento mudou muito o setor, não só do fitness, mas do esporte. Talvez não seja apenas um longa, são tantas pessoas por trás desse evento. Tem muita gente pra gravar, muitos depoimentos para colocar… A gente vai mostrar não somente as coisas boas! Tem tanto choro, tanta lágrima… na verdade tem um pouco da abordagem até da minha vida em paralelo'', contou Ana Paula Leal Graziano, que é uma das sócias da Savaget Group.

Mais de 70 pessoas participaram do filme, que precisará de uma curadoria muito criteriosa para encaixar tanta gente importante, principalmente Arnold Schwarzenegger, que segundo Ana Leal é muito atencioso em suas ações.

Sócia do Arnold

Essa parceria começou a ser construída em 2012, quando Ana Leal foi até Ohio participar de uma concorrência para trazer o evento ao Brasil. Desde então, a agenda brasileira de Arnold é dela. E ponto final.

O ator e ex-governador costuma dizer que tudo isso que conquistou na vida foi por causa do esporte e o evento se tornou uma devolução. 

''Ele é de uma generosidade, você convivendo com ele, principalmente nos primeiros anos, ali no Rio de Janeiro, até no primeiro evento, a gente percebia como realmente ele ama estar com os fãs. Ele é zero, zero, zero metido e se interessa na história dos outros! Então ele é um cara muito simples, muito humano'', contou Graziano.

Fundado em 1989 pelo ex-agente do FBI Jim Lorimer e o austro-americano radicado nos EUA, o Arnold Sports Festival é apontado pelos fisiculturistas como o maior evento multiesportivo do mundo, superando até os Jogos Olímpicos. O nível de fanatismo supera e muito o movimento olímpico, apesar de não ter os mesmos valores.

Para 2024, a expectativa é que o Arnold Sports Festival South America supere o volume de 400 milhões em volume de negócios e atinja a casa dos 100 mil visitantes. Pelo menos os ingressos para assistir as apresentações dos fisiculturistas estão sold out.

Desde 2013, o festival tem sido realizado no Brasil, com a primeira edição no Rio de Janeiro e, desde 2017, em São Paulo. O evento se limita apenas às competições esportivas com as apresentações de Wellness, Overall e Classic Physique.

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Publicidade