Beatriz Comanche fica em 5º no Grand Prix de Zagreb
O Brasil ficou perto da medalha no dia de estreia do Grand Prix de Zagreb de judô. Nesta sexta-feira (13), seis judocas do país foram aos tatames da Croácia. Por lá, o destaque ficou em Beatriz Comanche, que chegou até a disputa do bronze na categoria até 57kg. Por outro lado, o olímpico Michel Augusto caiu na primeira rodada da categoria até 60kg.
Beatriz Comanche, 78ª do ranking mundial, começou a trajetória em Zagreb vencendo a britânica Lanina Solley (240ª) por Ippon na Chave C. Em seguida, a jovem brasileira de 20 anos encontrou dificuldades diante da alemã Jana Ziegler (71ª), mas saiu novamente com a vitória. A luta começou com Ziegler aplicando um Osaekomi-waza (tentativa de imobilização), porém, Comanche conseguiu se desvencilhar. Na sequência, a judoca alemã cometeu três shidos e perdeu a luta.
Para a terceira e decisiva rodada da Chave C, Bia enfrentou a croata Ana Viktorija (19ª). Desta vez, no entanto, foi a brasileira quem recebeu três shidos, caindo para a repescagem. Por lá, Comanche triunfou diante da israelense Maya Leopold (85ª) novamente pela tripla penalização. Por fim, Beatriz decidiu o bronze contra a francesa Martha Fawaz (62ª). Todavia, a brasileira sofreu um ippon e encerrou a campanha com a 5ª colocação.
Outra brasileira também esteve presente nas disputas da categoria até 57kg. Shirlen Nascimento (sem ranking) estreou com vitória sobre a húngara Luca Veg (100ª) por ippon no golden score. No entanto, caiu na segunda rodada diante da carrasca francesa Martha Fawaz, por três shidos.
Outros brasileiros
Atual número 20 do ranking mundial da categoria até 60kg masculino, Michel Augusto, de apenas 19 anos, não conseguiu passar da primeira rodada em Zagreb. O brasileiro, que esteve esteve presente em Paris-2024, caiu diante do georgiano Luka Modebadze por waza-ari. Outro atleta do país na categoria foi Diego Ismael (134º). No entanto, Diego também parou na primeira rodada, contra o holandês Emiel Jaring (40º), por dois waza-ari.
Já na categoria até 52kg feminino, Gabriela Conceição (143ª) pegou bye na primeira rodada e avançou diretamente para a segunda luta. Porém, acabou perdendo para a húngara Roza Gyertyas (33ª) por ippon no golden score.
Por fim, no até 66kg masculino, Ronald Lima (164º) chegou perto do pódio do Grand Prix de Zagreb. O brasileiro de apenas 19 anos venceu as duas primeiras lutas diante do americano Ari Berliner (55º) e do ucraniano adym Chernov (190º), respectivamente. Na sequência, perdeu diante do britânico Michael Fryer (89º) por waza-ari. Assim, caiu para a repescagem, onde perdeu para o israelense Eran Fiks (84º) por três shidos.
De olho em LA-2028
O Brasil conta com uma equipe alternativa de judocas da nova geração para o Grand Prix de Zagreb. O objetivo da CBJ é claro: preparar a nova fornada de atletas para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. Assim, o time brasileiro para Zagreb é composto, principalmente, por judocas sub-25 que vêm se destacando no cenário nacional e mundial.
Alguns deles já marcaram presença nas disputas de medalha do circuito da Federação Internacional de Judô, como a própria Nauana Silva, de 21 anos, 5ª no Grand Slam do Cazaquistão, em maio; e Gabriel Falcão, 21 anos, 5º no Grand Slam de Tbilisi, em março. Além de Michel Augusto, que esteve presente no judô em Paris-2024.
+ SIGA O OTD NO , TWITTER, , E FACEBOOK