Atual campeã do L'Étape Rio dá dicas para prova de 2024
Prova será realizada em 30 de junho, com largada na Marina da Glória. Paulista Juliana Cipriano venceu em 2023
A 45 dias do L'Étape Riode 2024, os ciclistas intensificam a preparação para uma das maiores provas de estrada do Brasil. A largada está agendada para o domingo, dia 30 de junho, às 6h, na Marina da Glória, um dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro.
Os competidores terão que escolher entre o percurso curto e o longo, ambos passando pela orla carioca e demais pontos turísticos da cidade, com chegada na própria Marina da Glória. Para se inscrever, basta acessar o site oficial da competição. As inscrições seguem abertas.
Esta é a quarta edição do L'Étape no Rio. Campeã em 2023 e 12ª em 2021 no percurso longo, Juliana Cipriano conhece a prova como poucos, mesmo sendo paulistana. A atleta afirma que o bom desempenho depende de uma boa alimentação e da dosagem correta de treinos, sem exagerar, mas também sem descansar demais.
"A principal dica é que as pessoas vivam o esporte como algo saudável para elas. Independentemente do seu nível de performance, somos amadores, e temos que nos desafiar com alegria e equilíbrio, para não perdermos o propósito de estarmos ali. Recomendo procurar um profissional do esporte focado em ciclismo", disse Juliana Cipriano.
"Além disso, adotar o ciclismo mais como um estilo de vida e não como uma obrigação diária também ajuda. Ter equilíbrio sempre e não viver apenas para isso, pois, como tudo, se não for um lifestyle, cansa", comentou.
A temporada de 2024 começou em Cunha (SP), com prova realizada em abril. O ano do L'Étape Brasil terá ainda uma prova em Campos do Jordão (SP), marcada para o dia 29 de setembro. Juliana revela que busca se preparar para todas as provas ao mesmo tempo, através de uma rotina de treinos individuais e em grupo.
"A preparação iniciou com a participação em outras provas, como o L'Étape Cunha, onde fiquei em quarto lugar no geral, mas ganhei o prêmio Rainha da Montanha e o sprint. Eu treino junto com o grupo do Escalera, que separa os ciclistas em pelotões, baseados em seus respectivos níveis. Estou no pelotão 1, com meninos, liderado pelo meu treinador Michel Amador. Ele também é meu professor particular quando não estou treinando com o grupo. Vejo o L'Étape Rio também como um ótimo treino para o L'Étape França, em julho. Optei por fazer essa prova para servir como um treinamento em ambiente de competição. Vai ser ótimo para avaliar como está meu desempenho", destacou.
Escolhas além do treino
Por fim, Juliana comentou sobre a importância da alimentação, da escolha certa da bike para a prova e da logística:
"Sempre tenho uma alimentação balanceada. Não tenho acompanhamento específico, mas leio muito sobre o tema e já até fiz algumas consultas. Me mantenho saudável por conta própria. Além disso, busco competir com uma bike completa, que não perca qualidade em subidas ou em retas. Vou chegar uns dias antes e certamente fazer um treino no local, mas, claro, sem percorrer o percurso completo, para me resguardar um pouco. Vou de carro e levo a bike nele", concluiu.