Após perder Pro Tour, Rayssa Leal deixa liderança do ranking
Skatista, porém, segue com a vaga encaminhada para Paris-2024
Skatista brasileira mais famosa, Rayssa Leal caiu para a segunda posição do ranking mundial do esporte, na categoria street. Isso porque ela terminou em sétimo lugar no Pro Tour de Lausanne, na Suíça, no último final de semana. Ela liderava a lista desde fevereiro deste ano.
Rayssa Leal agora tem 151.213, contra 159.486 da japonesa Momiji Nishiya, que é a atual campeã olímpica e também quem venceu o Pro Tour de Lausanne. O pódio do ranking mundial ainda tem outra japonesa, Yumeka Oda, com 130.843.
A segunda brasileira mais bem colocada é Pâmela Rosa, com 74.504. O ranking serve para classificar as 20 atletas para os Jogos Olímpicos, e cada país só pode ter até três representantes. O Brasil tem ainda Gabi Mazetto em 10º lugar, com 59.157 pontos. Assim, o país deve ter um trio.
O ranking leva em consideração as competições organizadas pela World Skate desde junho de 2022. A série dela começou com um quinto lugar no Pro Tour de Roma, em junho do ano passado. Em janeiro deste ano, mas ainda válida pela temporada passada, Rayssa ganhou o Mundial de Skate Street, nos Emirados Árabes. Já no último mês de junho, Leal ficou em quinto em outro Pro Tour de Roma. Agora, ela se prepara para competir no Mundial de Street de 2023, em dezembro.