PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Após 36 anos de jejum, Brasil conquista ouro inédito no Pan-Americano

25 out 2023 - 11h22
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Depois de 36 anos sem subir ao lugar mais alto do pódio no remo, o Brasil conquistou uma medalha inédita nos Jogos Pan-Americanos de Santiago nesta quarta-feira. Lucas Verthein conquistou o primeiro ouro do país no skiff simples masculino.

O brasileiro terminou a prova de 2.000 metros em 6min58s76, à frente do norte-americano Plihal James e do mexicano Juan Jose Rodriguez. O último ouro do Brasil no remo havia sido com a dupla formada por Ricardo e Ronaldo Carvalho, que venceram em 1987, no Pan-Americano de Indianápolis, nos EUA.

"Esse resultado representa tudo. Representa um marco na história do nosso remo brasileiro, o início de uma nova história. Agradecer por estar vivendo esse momento, por todo mundo que esteve envolvido nessa vitória. Não tem como numerar, não tem como descrever quantas pessoas foram. (…) É histórico, é para o Brasil e é tudo. Agora eu quero mais, quero Paris, quero a medalha olímpica. Vai estar todo mundo trabalhando por isso, assim como eu", disse Lucas Verthein.

O Brasil também subiu ao pódio no skiff simples feminino. Beatriz Cardoso ficou com a prata após conseguir um tempo de 7min46s73. A brasileira ficou atrás apenas da mexicana Kenia Lechuga, que concluiu a prova dois segundos mais rápido. A paraguaia Nicole Martinez Gonzalez fechou o pódio.

Ainda nesta quarta-feira, o Brasil pode conquistar mais uma medalha no remo. A partir das 12h (de Brasília), os brasileiros disputam a final do oito com misto.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade