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Jogos de Paris

Apenas 4% da mídia esportiva é destinada ao esporte feminino

Estudo realizado pela Unesco levantou números de cobertura esportiva em todo o mundo

19 jul 2021 - 15h36
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Um estudo realizado pela Unesco trouxe um resultado impactante: de toda cobertura esportiva mundial, apenas 4% do espaço é dedicado às modalidades praticadas por mulheres.

No período dos jogos de Tóquio, a Vivo convida a sociedade a refletir sobre a pouca visibilidade das modalidades femininas nos esportes ao lançar o projeto “4%”, que inova ao criar um bot para dar luz ao tema. A iniciativa também faz parte do movimento “JogueComElas”.

Patrocinadora da Seleção Feminina de Futebol desde 2005 e com diversas ações premiadas internacionalmente no campo de e-sports voltados a realidade das mulheres como MyGame MyName e Equality, a Vivo acredita na importância da equidade de gênero e no protagonismo das mulheres com suas escolhas.

Seleção Brasileira de Futebol Feminino
Seleção Brasileira de Futebol Feminino
Foto:

O projeto “4%” apresenta um filme de 30 segundos que dá a dimensão da proporção da cobertura das modalidades femininas no universo esportivo. O filme materializa a proporção desigual que existe entre a cobertura masculina e feminina.

Para iniciar esse movimento de aumentar a visibilidade das mulheres no esporte, a Vivo lança ainda, no mesmo dia, um bot no Twitter que, quando marcado por um usuário ao ver tweets sobre o universo esportivo masculino, responderá à publicação com uma sugestão de matéria sobre o esporte feminino produzida por creators e perfis especializados.

A marca contará também com a parceria de mais de 10 perfis de criadores de conteúdos voltados às mulheres no esporte, como forma de impactar o público que já acompanha o tema, além de usar a força e presença da marca para amplificar o trabalho realizado por essas profissionais.

Seleção de ginástica rítmica conquista vaga na Olimpíada de Tóquio
Seleção de ginástica rítmica conquista vaga na Olimpíada de Tóquio
Foto: Twitter / Confederação Brasileira de Ginástica / Estadão Conteúdo

Durante todo o período olímpico, o bot vai estimular que as pessoas consumam mais conteúdos ligados ao desempenho das mulheres no esporte.

“A campanha foi criada para impactar as pessoas sobre a desigualdade entre gêneros no esporte, mas também incentivar mulheres a buscarem seu espaço. No cenário esportivo, sabemos que é preciso mudar a realidade que temos hoje, garantindo a representatividade feminina e inspirando as jovens atletas” explica Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

“Apenas 4% da mídia esportiva no mundo é destinada ao esporte feminino. Essa disparidade não só nos chocou como serviu de inspiração para pensarmos em uma campanha que pudesse mobilizar a imprensa e todos os canais de mídia, como influenciadores, a doarem espaços para falar mais sobre as mulheres no esporte e diminuir esse hiato presente entre o universo feminino e masculino nos veículos de comunicação", explica Isabela Marangoni, Creative Data Líder da Soko, agência responsável por desenvolver a ação.

Fonte: Redação Terra
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