PUBLICIDADE

Hipismo

Fofo! Cavalos do adestramento são maquiados para provas

Saiba mais sobre os equipamentos e adereços usados pelos nossos atletas de quatro patas nas competições de hipismo

19 ago 2016 - 10h00
Compartilhar
Isabell Werth, medalha de prata em adestramento pela Alemanha
Isabell Werth, medalha de prata em adestramento pela Alemanha
Foto: Divulgação FEI

Garbo, elegância e sofisticação são marcas registradas do hipismo – as competições no Complexo de Deodoro pelos Jogos Olímpicos estão aí para provar. É evidente que os acessórios usados pelos cavalos não têm apenas fins estéticos, mas não há dúvidas de que eles são muito belos.

Saiba mais sobre os equipamentos e adereços usados pelos nossos atletas de quatro patas nas competições de hipismo.

Selas - Assentos colocados no dorso do cavalo para o cavaleiro sentar. Suas medidas devem ser compatíveis à anatomia do animal e altura e peso do atleta.

Estribos - Para apoiar os pés dos cavaleiros e evitar que eles se locomovam com os movimentos dos cavalos, são usados os estribos, que, com formatos diferentes e feitos com aço inoxidável, metal, ferro e alumínio, evitam que o calçado se prenda e reduzem o risco em caso de queda.

Cabeçadas - Tiras de couro utilizadas para prender a embocadura, acessório inserido na boca do cavalo que segura as rédeas.

Touca - Feita de crochê, sua função é proteger a orelha e evitar a dispersão do animal por grandes ruídos. Nas Olimpíadas, o acessório carrega as cores da bandeira do país pelo qual compete o cavaleiro.

Boleteira - Acessório usado para proteger as patas do animal.

Maquiagem – Sim, acredite, os cavalos que disputam as provas de adestramento são maquiados, têm a crista brilhosa e começam a disputa com um penteado impecável, que inclui vários tipos de trançado.

Graxa e manta – No CCE (concurso completo de equitação), os animais recebem graxa no corpo para evitar ferimentos nos obstáculos. Em climas mais frios, os cavalos competem de manta.

Barrigueira – O acessório diferencial do Salto é a barrigueira, cinta acolchoada para proteção do cavalo contra as ferraduras quando o animal dobra as patas dianteiras para saltar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade