Embratur detalha campanha para ter 400 mil turistas em 2016
Faltando exatamente 500 dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) anunciou um novo formato para a campanha intitulada Goal to Brasil. Criada com o objetivo de divulgar o Brasil no exterior e convidar os turistas para a Copa do Mundo, o projeto será reformulado com foco na Olimpíada e Paralimpíada do ano que vem. A nova versão terá a participação de atletas das modalidades que compõem o programa das competições e terá início nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em julho.
A expectativa é que o Brasil atraia de 380 a 400 mil estrangeiros, número que a Embratur tenta ampliar com a participação em feiras internacionais, tendo a Olimpíada como pauta principal. Outro desafio é prolongar a permanência dos turistas no País, sobretudo pela realização dos Jogos Paralímpicos.
"Realizamos em parceria com o Ministério do Esporte um grande programa antes da Copa do Mundo, chamado Goal to Brasil. Fomos a 17 países e fizemos o convite a este país grande, diverso, bonito, com o mote da Copa do Mundo. O mesmo programa vai ser efetivado a partir de agora para que tenhamos a divulgação nesses mercados prioritários, convidando os turistas para estarem nos Jogos Olímpicos e também antes e depois, para conhecerem o que temos a oferecer, experimentarem o Brasil,conhecerem o jeito brasileiro de ser", disse o presidente do Instituto Brasileiro de Turistmo, Vicente Neto.
Apesar de manter o nome, a principal mudança é a participação de atletas olímpicos, não só do passado, mas também do presente, como explica Vicente Neto ao site oficial dos Jogos Olímpicos.
"Vamos manter o nome, e a ideia é convidar atletas olímpicos e paralímpicos, do passado e do presente, para visitarem o Brasil. Levaremos também atletas brasileiros dessas modalidades que estão nos Jogos para visitarem os países falando sobre o nosso País. É uma forma de você interagir o esporte com o turismo, assim foi no Goal to Brasil (na Copa). A matriz era o futebol, portanto foram atletas do futebol. Agora levaremos atletas de modalidades distintas, em parceria com o Ministério do Esporte".
Além de dar o pontapé incial nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, a campanha também terá como foco os Estados Unidos, mercado importante para o turismo brasileiro. "O início desse processo deve ser nos Jogos Pan-Americanos, mas também teremos ações no Rock in Rio Las Vegas, pois o mercado americano é importante. É um país que conquista muitas medalhas e que tem interesse em participar desses Jogos, com atletas e confederações que estarão no Rio de Janeiro e em outros estados acomodando-se e aclimatando-se. Portanto, temos duas iniciativas neste primeiro semestre, que já refletem a ação do novo Goal to Brasil", finalizou Vicente Neto.