PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Depois de Blair, Rio terá ex-prefeito de Barcelona para 2016

4 fev 2010 - 19h06
(atualizado às 21h34)
Compartilhar

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta quinta-feira que vai contratar o ex-prefeito de Barcelona, Pasqual Maragall, como mais um consultor internacional da cidade para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

» Brasileiros se empenham em eliminatória no trampolim

» Patinador mira recorde americano de medalhas em Vancouver

» Mayweather enfrenta Shane Mosley em maio

» Conheça pista de esqui que sediará provas em Whistler

A contratação de Maragall, que estava à frente da cidade espanhola quando Barcelona realizou com sucesso os Jogos Olímpicos de 1992, acontece após o governador do Rio, Sérgio Cabral, ter convidado o ex-premiê britânico Tony Blair para também assessorar a cidade na preparação olímpica.

"Vou contratar a consultoria do Maragall porque quero ser o Maragall no futuro, e quero que o futuro do Rio seja Barcelona", disse Paes a jornalistas após evento na favela Cidade de Deus.

Em seu projeto para receber a Olimpíada, o Rio usou como uma de suas referência a transformação ocorrida em Barcelona por ocasião dos Jogos Olímpicos. Logo após a vitória brasileira na eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI) em outubro, Paes foi à cidade catalã para conhecer de perto o legado dos Jogos.

Paes afirmou que Maragall deve vir ao Rio até o mês que vem para participar de um seminário preparativo para os Jogos de 2016. O prefeito não deu detalhes sobre valor e prazo do contrato com o espanhol.

Paes também defendeu a contratação de Tony Blair para assessorar o Rio, apesar das duras críticas feitas pelo escritor Paulo Coelho - um dos embaixadores da Rio 2016 - à escolha do britânico por seu envolvimento na invasão do Iraque.

A cidade de Londres vai ser o palco das Olimpíadas de 2012, uma vitória conquistada com participação de Blair durante a eleição do COI em 2005, quando ele ainda era o primeiro-ministro britânico.

No fim do ano passado, o governo do Rio também anunciou que pretendia contratar o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani como consultor de segurança do Estado. O anúncio foi feito durante visita do ex-prefeito à capital fluminense.

Para Eduardo Paes, Rio de Janeiro pode conseguir mesmo avanço que conseguiu Barcelona em 1992
Para Eduardo Paes, Rio de Janeiro pode conseguir mesmo avanço que conseguiu Barcelona em 1992
Foto: EFE
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade