Dançarino da Rio 2016 compõe música inspirada nos Jogos
Rafael Carmo, de 29 anos, será um dos dançarinos da cerimônia de abertura do Jogos Olímpicos, na noite desta sexta-feira (5), no Maracanã
Os Jogos Olímpicos Rio 2016 começam oficialmente nesta sexta-feira (5), com a cerimônia de abertura a partir das 20h, no estádio do Maracanã, com shows de artistas como Anitta, Caetano Veloso e Gilberto Gil e trará elementos da cultura brasileira.
Um dos dançarinos da noite será Rafael Carmo, de 29 anos, que também escreveu a música Make Your Own World Incredible, inspirada nos Jogos, mas que não faz parte das canções oficiais do evento.
Ele conta que escreveu a música para passar uma “mensagem de que, embora a vida possa ser muito difícil, você pode realizar todos os seus sonhos”. Rafael explica que a compôs em um momento difícil da vida e, inicialmente, não tinha relação com a Rio 2016. “Algum tempo depois, percebi que a letra representava muito bem a vida de um atleta tentando conquistar a tão sonhada medalha olímpica, foi quando adaptei”.
O cantor afirma que sua intenção era apresenta-la para os organizadores, porém, quando a música ficou pronta, não encontrou, durante os ensaios, o diretor Fernando Meirelles e a coreógrafa Deborah Colker, mas espera que com a divulgação, a canção chegue até eles. “Minha esperança é que ela seja utilizada no show de encerramento ou no Jogos Paralímpicos”.
Para a abertura dos Jogos foram, ao todo, 17 ensaios, que começaram no dia 28 de maio e aconteciam de forma intercalada. “Houve até um intervalo de duas semanas entre um e outro, mas, agora, na reta final, eles acontecem, em média, de 2 em 2 dias. Duram cerca de 4 horas cada um, sendo que os gerais levaram até 10 horas”.
Para não fazer feio, Rafael conta que procura “manter uma alimentação saudável para evitar desconfortos na apresentação. Como nos ensaios já estou fazendo muitos exercícios físicos, nos dias de folga estou descansando para não estar fadigado no momento do show”.
Porém, ele não pode revelar detalhes da cerimônia, pois assinou um contrato, onde uma das cláusulas é de sigilo absoluto. “O que posso adiantar é que a intenção dos organizadores foi valorizar a cultura brasileira”.
O artista contou que se inscreveu para os testes que selecionariam os dançarinos pela “oportunidade de estar em um evento tão grandioso como esse” e espera que os Jogos Olímpicos seja um “grande sucesso para que a imagem do Brasil melhores, tanta para nós quanto para o mundo”. Ele acrescenta que tem como objetivo viver da música, “que é o que amo fazer”.