PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Brasil vence Jogos Sul-Americanos fora de casa pela 1ª vez

18 mar 2014 - 23h38
(atualizado às 23h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo sem enviar alguns dos principais atletas, o Brasil não deu chances aos concorrentes e liderou com folga o quadro geral de medalhas dos Jogos Sul-Americanos em Santiago, no Chile, com o dobro de ouros do segundo colocado.

Esta foi a primeira vez que o País terminou os Jogos na primeira colocação competindo fora de casa. Em 2002, quando sediou os Sul-Americanos, o Brasil obteve sua primeira conquista geral.

O desempenho em 2014 foi espetacular. Foram 109 medalhas de ouro, 68 de prata e 78 de bronze, num total de 255 pódios. A Colômbia, segunda colocada, teve 52 ouros, 50 pratas e 64 bronzes, seguida pela Argentina, com 47 medalhas de ouro, 56 de prata e 56 de bronze.

“Sinto muito orgulho de ter chefiado essa missão, integrada por atletas e técnicos de altíssimo nível, e cujo resultado final comprova a força do Brasil no continente sul-americano. Iniciamos muito bem a nossa escalada rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016”, declarou o chefe da missão brasileira, Bernard Rajzman.

O principal objetivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) era classificar o maior número de atletas possível para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em 2015. Além disso, outra meta alcançada foi a revelação de novos talentos em esportes não muito disseminados no País.

“Tivemos resultados de destaque em várias modalidades, como, Atletismo, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Hipismo, Luta, Natação, Pentatlo Moderno, Tiro com arco e Tiro esportivo, entre outras. Isso nos motiva a continuar trabalhando arduamente pela excelência de preparação para o Rio 2016 e pelo desenvolvimento do esporte no Brasil”, afirmou Marcus Vinícius Freire, diretor de esportes do COB.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade