500 dias para o Rio 2016: saiba como comprar ingressos
Falta pouco. Daqui a 500 dias, começam os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. A aguardada competição reunirá astros dos principais esportes do mundo e promete ter uma disputa árdua pelos ingressos, assim como ocorreu na Copa do Mundo de 2014. Pois então prepare-se para começar a partir de agora a disputar entradas para os Jogos.
Ao todo, serão 7,5 milhões de ingressos disponíveis para o público em mais de 700 sessões esportivas de 42 modalidades. Haverá fases de sorteio, como no Mundial organizado pela Fifa, e de venda online de ingressos. Cerca de 3,8 milhões de bilhetes custarão até R$ 70. Confira os preços dos ingressos para todas as modalidades aqui.
Quer saber como comprar ingressos para a Olimpíada de 2016? Veja abaixo:
1) Cadastre-se no site do Rio 2016. Esta etapa já está aberta e pode ser feita por qualquer interessado, que coloca informações pessoais e escolhe os esportes em que tem mais interesse.
2) Guarde esta data: em 31 de março de 2015 começa a segunda etapa da venda de ingressos. A partir deste dia, o torcedor poderá efetivamente solicitar ingressos antes do primeiro sorteio. Os torcedores poderão optar por até seis ingressos por cadastro - finais do futebol e vôlei, esportes mais procurados, terão limites de quatro por pessoa. Atenção: a solicitação do ingresso não garante a compra.
3) Primeiro sorteio de ingressos. O resultado está programado para junho e contemplará os que selecionaram ingressos anteriormente. Todos os solicitantes concorrem com iguais condições, de acordo com o Comitê Organizador.
4) As inscrições para o segundo sorteio começarão a ser aceitas em julho. Atenção: só está elegível para esta etapa quem participou do sorteio anterior, contemplados ou não. Os espectadores que não conseguiram nenhum ingresso na fase anterior terão prioridade.
5) A quinta etapa envolverá venda online a todos os interessados. Tal fase englobará aproximadamente 40% dos total de ingressos disponíveis, os que não foram vendidos nos dois sorteios. A venda online será implantada a partir de outubro de 2015, sem a existência de sorteios ou restrições.
6) Não gosta de comprar online e quer tentar a sorte em bilheteria física? Então se prepare para a "xepa": apenas dois meses antes da Olimpíada, em junho de 2016, o torcedor poderá comprar ingressos em locais físicos, mas só para eventos que ainda não estiverem esgotados - ou seja, apenas os menos concorridos.