PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

"Trio de ferro" brasileiro vai bem e avança à semi dos 100 m T11

7 set 2012 - 09h13
(atualizado às 12h07)
Compartilhar

Após ocuparem três das quatro vagas da final dos 200 m rasos T11 (para atletas deficientes visuais), os brasileiros Lucas Prado, Felipe Gomes e Daniel Silva podem repetir a dose na prova mais rápida de sua categoria. Com bons tempos, os três atletas se destacaram na eliminatória dos 100 m rasos T11 e asseguraram vagas na semifinal da prova, que será realizada no próximo sábado.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

Contando com 18 atletas divididos em cinco baterias, a classificatória dos 100 m rasos T11 teve o chinês Lei Xue se classificando para a semifinal com o melhor tempo, 11s32. Em seguida, apareceram o brasileiro Felipe Gomes, campeão da quinta bateria com 11s32, e o angolano Jose Sayovo, que cravou 11s33 e avançou com o terceiro tempo.

Medalhista de prata nos 200 m rasos T11, Daniel Silva também se classificou à semifinal vencendo a sua bateria. Com o tempo de 11s43, Silva anotou a melhor marca de sua carreira e avançou na sexta posição.

Competindo na segunda bateria, Lucas Prado, atual recordista mundial da prova, até largou bem, mas perdeu ritmo no fim e sucumbiu diante do angolano Jose Sayovo, seu algoz na final dos 200 m T11, que ficou em primeiro com o tempo de 11s33. Prado cravou 11s43 e se classificou apenas com a sétima marca.

Com doze atletas divididos em três baterias, a semifinal dos 100 m rasos T11 será disputada no próximo sábado, às 8h15 (de Brasília). Os campeões de cada parcial e o dono do melhor tempo avançam à final, que será realizada no mesmo sábado, às 15h36 (de Brasília).

Parré e Edson Pinheiro avançam à final; Thierb vai mal e fica fora de semi

Nas outras provas de pista que contaram com brasileiros na manhã desta sexta-feira, destaque para Ariosvaldo Fernandes Silva, o "Parré", e para Edson Pinheiro, que não decepcionaram e avançaram às finais de suas respectivas provas. Thierb Siqueira, por sua vez, não foi bem e sequer se classificou para a semifinal dos 200 m T12.

Na primeira prova do dia, os 200 m T38 (para atletas paralisados cerebrais ambulantes), o acriano Edson Pinheiro se classificou à final com o sétimo tempo no geral, o segundo de sua bateria classificatória.

Apesar de a marca de 23s87 ter sido a sua melhor na temporada, Edson ficou a 1s30 do líder da eliminatória, o sul-africano Dyan Buis, que avançou com o melhor tempo, 22s57.

A final dos 200 m T38 será disputada no próximo sábado, às 7h25 (de Brasília).

Quarto colocado na final dos 100 m rasos T53, o paraibano Ariosvlado Fernandes Silva, mais conhecido como "Parré", terá mais uma chance de faturar medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres. Ele cravou 26s61 e se classificou à final dos 200 m T53 com o quinto tempo. A melhor marca foi estabelecida pelo chinês Huzhao Li, que anotou 26s08 e quebrou o recorde paralímpico da prova, que terá sua final disputada ainda nesta sexta, às 16h31 (de Brasília).

Nos 200 m T12 (para atletas deficientes visuais), Thierb Siqueira não apresentou um bom desempenho, ficou na última posição de sua bateria, e, com o 16º tempo, não se classificou à semifinal, que será disputada ainda nesta quinta-feira, às 15h (de Brasília). A grande final será no próximo sábado, às 16h20 (de Brasília).

Alice Correa fica em último no salto em distância

Na única prova que poderia dar uma medalha ao atletismo brasileiro na manhã desta sexta-feira, a carioca Alice Correa não foi bem no salto em distância F11/12 (para atletas deficientes visuais) e ficou longe de alcançar um lugar no pódio.

Com um salto de apenas 4.61 m, melhor marca de sua carreira, a jovem brasileira, 16 anos, teve que amargar a 10ª e última posição da prova, que teve a ucraniana Oksana Zubkovska como campeã.

Com a marca de 6.60 m, Zubkovska não só faturou a medalha de ouro paralímpica, como também estabeleceu um novo recorde mundial. A chinesa Juntingxian Jia ficou com a prata, enquanto a bielorrussa Anna Kaniuk faturou o bronze.

Atual recordista mundial, Lucas Prado se classificou com o sétimo tempo
Atual recordista mundial, Lucas Prado se classificou com o sétimo tempo
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade