PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Por tradição, presidente de órgão da ONU lembra "trégua olímpica"

29 jun 2012 - 18h11
(atualizado às 19h33)
Compartilhar

O presidente da Assembleia Geral da ONU, o catariano Abdulaziz al Nasser, fez hoje um apelo a todos os países para que se observe a tradicional trégua durante os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

» Escolha a atleta mais bela dos Jogos Olímpicos de Londres 2012

» Brigas e dramas: relembre grandes momentos olímpicos

» Saiba todos os detalhes dos atletas brasileiros que estarão em Londres

"Faço um solene apelo a todos os Estados-membros para que demonstrem seu compromisso com a trégua olímpica durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012", disse o presidente do órgão da ONU. Nasser também pediu aos países que "adotem medidas concretas nos planos local, nacional, regional e mundial para promover e fortalecer uma cultura de paz e harmonia baseada no espírito da trégua olímpica".

A declaração de trégua olímpica é uma tradição que remonta à Grécia antiga, quando se pedia a deposição de armas enquanto as chamas da tocha olímpica estivessem brilhando. A Assembleia Geral da ONU aprovou pela primeira vez em outubro de 1993 uma resolução nesse sentido a pedido do Egito e da União Africana (UA), e desde 1994 sempre foi solicitada pelo país que organiza os Jogos Olímpicos.

Sua duração é de dois anos e afeta tanto os Jogos Olímpicos de verão como os de inverno. Nessa resolução pediu-se que os Estados-membros observassem a trégua olímpica desde o sétimo dia antes da inauguração de cada Olimpíada até o sétimo dia após seu encerramento.

O presidente da Assembleia Geral exortou também que "todas as partes beligerantes nos conflitos armados que existem atualmente no mundo tenham a audácia de acertar autênticos cessar-fogo mútuos enquanto durar a trégua olímpica e se crie assim a oportunidade de resolver as controvérsias pacificamente".

Esse apelo foi reiterado na Declaração do Milênio e se incorporou ao documento final da Cúpula Mundial de setembro de 2005, na qual os líderes, Chefes de Estado e de Governo destacaram que o esporte podia promover a paz e o desenvolvimento.

Nasser destacou que os Jogos de Londres reunirão atletas de todo o mundo no maior acontecimento esportivo internacional como forma de promover a paz, a compreensão mútua e a boa vontade entre as nações e os povos.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

O técnico Jorge Barcellos apresentou, na Granja Comary, em Teresópolis, a convocação da Seleção Brasileira feminina de futebol para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, com 18 jogadoras. Da pré-lista de 25 atletas, Thaís Picarte, Tânia Maranhão, Andreia dos Santos, Dani, Gabi, Rafaelle e Debinha foram excluídas. Confira:
O técnico Jorge Barcellos apresentou, na Granja Comary, em Teresópolis, a convocação da Seleção Brasileira feminina de futebol para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres, com 18 jogadoras. Da pré-lista de 25 atletas, Thaís Picarte, Tânia Maranhão, Andreia dos Santos, Dani, Gabi, Rafaelle e Debinha foram excluídas. Confira:
Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade