PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Paparicada, tenista paralímpica pede aceitação dos deficientes

11 set 2012 - 08h06
(atualizado às 09h20)
Compartilhar
Andre Naddeo
Direto do Rio de Janeiro

"Gostaria de, na figura da Natália Mayara, parabenizar a todos da delegação brasileira", disse o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro Andrew Parsons. "Ela tem a cara do Brasil", completou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. "Quero saldar a todos, mas em especial a Natália", iniciou o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Única atleta paralímpica brasileira presente na cerimônia de recepção da bandeira dos Jogos Paralímpicos, na noite de segunda-feira, no aeroporto internacional do Rio, a tenista Natália Mayara cansou de ser paparicada.

» Confira resultado final do quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» Confira todos os medalhistas do Brasil na Paralimpíada de Londres
» Veja 100 fotos exclusivas da cobertura dos Jogos Paralímpicos de 2012

Aproveitando os holofotes, Natália disse o que espera do Rio de Janeiro e do Brasil como um todo para daqui a quatro anos em termos de mobilidade urbana para os deficientes físicos. "Para mim, uma das partes mais importantes é a adaptação da cidade, que o deficiente seja aceito na cidade", apontou, mostrando firmeza para quem recém chegou à maioridade (ela tem 18 anos).

A tenista paralímpica foi a primeira brasileira a disputar o tênis em cadeira de rodas na história das competições. Caiu ainda na primeira fase, mas está entre as 27 melhores do mundo na modalidade (disputam o ouro as 32 mais bem colocadas no ranking) e projeta um futuro diferente no Brasil.

"Eu comecei na verdade fazendo natação", relembrou a atleta, quando ainda preferia a piscina à quadra. "Mas logo ali ao lado tinha quadra de tênis. Aí me apaixonei e não deixei de jogar até hoje", vibrou. Pernambucana de nascimento, mas brasiliense quase que de coração, Natália treina desde os 12 anos com o coordenador nacional da modalidade, Wanderson Cavalcante.

"Nesse desafio de estar aqui eu vou dar o meu melhor, tudo o que for possível, porque essa foi minha primeira experiência (em Londres). Agora no Rio eu quero ir para ganhar medalha e ficar feliz", projetou, dando uma risada mais tímida dessa vez.

Natália Mayara foi a primeira brasileira a disputar o tênis em cadeira de rodas na história paralímpica
Natália Mayara foi a primeira brasileira a disputar o tênis em cadeira de rodas na história paralímpica
Foto: Daniel Ramalho / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade