PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

D. Dias bate chinês de novo, quebra recorde mundial e leva 4º ouro

6 set 2012 - 16h16
(atualizado às 17h43)
Compartilhar

Assim como havia feito nas eliminatórias, Daniel Dias superou o chinês Junquan He na final dos 50 m costas S5 dos Jogos Paralímpicos de Londres e conquistou a medalha de ouro da categoria, que havia sido do rival em 2008. De quebra, ainda bateu o recorde mundial da prova, que pertencia ao paratleta da China, após vencer com o tempo de 34s99.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

Esse foi o quarto ouro de Daniel Dias em quatro provas individuais disputadas nesta Paralimpíada. Ao todo, ele soma 13 medalhas e, com isso, se iguala ao também nadador Clodoaldo Silva e a velocista Ádria Santos como os maiores medalhistas brasileiro.

Em número de ouros, Dias, que soma oito medalhas em Jogos Paralímpicos, já havia superado Clodoaldo, que tem seis conquistas.

A maior prova da superioridade do brasileiro na decisão da categoria foi que ele terminou com mais de 1 s de vantagem sobre Junquan He, que completou o percurso em 36s41. O húngaro Zsolt Vereczkei ficou em terceiro lugar com o tempo de 38s92 e conseguiu, com isso, a medalha de bronze.

O brasileiro, que ficou de fora do pódio somente no revezamento 4x100 m livre, ainda competirá nos 100 m livre S5 e nos 50 m borboleta S5, além do revezamento 4x100 medley.

Daniel Dias se igualou a Clodoaldo Silva como o maior medalhista paralímpico brasileiro
Daniel Dias se igualou a Clodoaldo Silva como o maior medalhista paralímpico brasileiro
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade