PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

China e Brasil superam desempenho olímpico na Paralimpíada; EUA caem

11 set 2012 - 14h01
Compartilhar

Com 21 medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres, o Brasil superou em grande parte as três vezes que subiu no lugar mais alto do pódio na Olimpíada. Porém, essa superioridade foi semelhante em muitos outros países, como relata reportagem da BBC .

» Confira resultado final do quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» Confira todos os medalhistas do Brasil na Paralimpíada de Londres
» Veja 100 fotos exclusivas da cobertura dos Jogos Paralímpicos de 2012

A China, maior medalhista da Paralimpíada, conquistou 231 medalhas, sendo 95 de ouro. Nos Jogos Olímpicos, o total de medalhas foi 88, o que deixou o país na segunda posição do quadro geral.

Os chineses passaram por constante evolução desde a estreia da Paralimpíada, em 1984, quando terminaram no 28º lugar. Em 2000, a delegação ficou na sexta posição. Após já ter sido anunciado que seria sede dos Jogos de 2008, a equipe liderou o quadro de medalhas nas últimas três edições da competição.

"A China é ainda melhor nos Jogos Paraolímpicos do que os Jogos Olímpicos. O que você tem é a maior população do mundo, com 1,3 bilhão, um PIB crescendo e um governo que está muito determinado a mostrar a nova China para o mundo", disse Simon Shibli, professor da Universidade de Sheffield Hallam.

Nigéria, Irã, Iraque, Egito, Tunísia e África do Sul são outros exemplos de países que tiveram um desempenho muito melhor nos Jogos Paralímpicos do que na Olimpíada. Os nigerianos, por exemplo, que não subiram no pódio uma vez sequer na competição mais badalada, conquistaram 13 medalhas na Paralimpíada, sendo seis de ouro. Mesmo sabendo-se que a Paralimpíada tem um número de competições mais elevados do que dos Jogos Olímpicos, já que muitas modalidades contam com diversas classificações de acordo com a deficiência do competidor, essa diferença entre os dos resultados do país africano é evidente.

Situação contrária, contudo, viveu os Estados Unidos, país dominante nos anos 80 que teve uma participação mais significativa nos Jogos Olímpicos, quando liderou o quadro de medalhas com 104 medalhas, sendo 46 de ouro. Entre os atletas paralímpicos, foram 98 medalhas, sendo 31 de ouro, desempenho que deixou a delegação com a sexta colocação entre todos os países ao final dos Jogos.

"A demanda por aumento de sucesso fazem com que as nações invistam mais dinheiro em seus sistemas de esportes e, por isso, o preço dessas medalhas vai aumentar. Com isso, torna-se difícil para as nações anteriormente dominantes para manter a sua quota de medalhas", declarou Shibili.

Chineses passaram a liderar quadro de medalhas paralímpico a partir da Olimpíada de Atenas
Chineses passaram a liderar quadro de medalhas paralímpico a partir da Olimpíada de Atenas
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade