Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos de Inverno

Josi lembra preparação "conturbada" e apoio psicológico após acidente de Laís

13 fev 2014 - 13h23
(atualizado às 13h24)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Josi Santos treinava com Laís Souza nos EUA; elas conquistaram as vagas em Sochi no fim de janeiro</p>
Josi Santos treinava com Laís Souza nos EUA; elas conquistaram as vagas em Sochi no fim de janeiro
Foto: Emanuel Colombari / Terra

Josi Santos chegou à Olimpíada de Inverno de 2014, em Sochi (Rússia), cercada pela apreensão do público. O motivo: o acidente de Laís Souza, sua companheira de treinos, em 28 de janeiro. Laís treinava com Josi nos Estados Unidos quando sofreu uma grave lesão na coluna que ameaça seus movimentos de braços e pernas. Então classificada, a também ex-ginasta foi internada e virou desfalque de última hora do Brasil na Rússia.

Veja o quadro de medalhas da Olimpíada de Inverno

O fato afetou a reta final de preparação de Josi Santos. As duas conquistaram a vaga juntas no fim de janeiro, mas o grave acidente de Laís deixou a presença de Josi incerta na Olimpíada de Inverno. A confirmação só veio após uma conversa da ex-ginasta de Santos (SP) com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) e graças ao trabalho feito com um psicólogo que trabalha com a delegação brasileira.

“Essa últimas semanas antes de vir foram bastante conturbadas, não só por causa do acidente. A gente estava esperando sair essa vaga, estava bem apreensiva. No decorrer de tudo isso, aconteceu o acidente (de Laís). Foi uma semana pior ainda. Aí a gente chegou aqui, deu uma tranquilizada com ajuda de psicólogos, conseguiu ter uma calma para poder treinar”, contou Josi nesta quinta-feira.

<p>Josi admite que viveu "semanas conturbadas" com acidente de Laís</p>
Josi admite que viveu "semanas conturbadas" com acidente de Laís
Foto: Emanuel Colombari / Terra

Mesmo sorridente, Josi Santos tenta manter a mente ocupada para não perder a concentração diante do drama da amiga. Para isso, além do trabalho do psicólogo da delegação, ela conta com o contato com a família e com os demais atletas do Brasil.

“Eu estou em quarto que não tem TV. O único meio que eu posso me distrair é a internet mesmo. E tenho tido a ajuda de psicólogo. Isso esta me ajudando bastante a concentrar. A gente está esquiando também para poder distrair um pouco, para poder relaxar, para não ficar tão tenso”, contou ela, que descreveu o tratamento psicológico feito “à base da conversa mesmo”, sem algum outro tipo de terapia. ”De toda a minha vida - não só da ginastica, não só do aerials (modalidade que ela disputa), não só do acidente também”.

Mesmo com a “blindagem” psicológica para evitar que o acidente de Laís atrapalhe sua concentração, Josi se mantém informada sobre a amiga, que segue hospitalizada nos Estados Unidos.

”A gente sempre tem contato, sempre está querendo saber. Mas meu foco principal é estar inteiramente aqui. Mas não dá para esquecer. estou aqui, mas o coração esta lá”, disse Josi, que despistou ao ser questionada se tinha novas notícias de Laís. “Sim, mas... Para mim, né?”

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade