PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

João Fonseca vence Albot e avança às quartas em Bucareste

18 abr 2024 - 11h04
Compartilhar
Exibir comentários

O brasileiro João Fonseca venceu o moldávio Radu Albot por 2 sets a 0 (7/6 [2] e 6/2) e se classificou para as quartas de final do ATP 250 de Bucareste. A partida havia se iniciado na véspera, mas teve de ser interrompida por conta das fortes chuvas na Romênia e só foi finalizada nesta quinta-feira (18). O próximo adversário de João será o chileno Alejandro Tabilo.

João Fonseca (Fotojump) (2)
João Fonseca (Fotojump) (2)
Foto: Olimpiada Todo Dia / Olimpíada Todo Dia

Convidado da organização, João Fonseca chegou nas oitavas de final depois de vencer o italiano Lorenzo Musetti (51º), sexto cabeça de chave, na estreia do torneio. O jovem de 17 anos de idade, que aparece na 276ª colocação do ranking mundial, encarou Radu Albot, atual número 139 do mundo, em um duelo que começou na quarta-feira, mas que só acabou um dia depois.

João e Albot chegaram a disputar um único game na quarta-feira. Nele, o brasileiro teve o saque e o moldávio conseguiu a quebra, saltando a frente do placar. Logo em seguida, a chuva chegou e suspendeu o cronograma do torneio, que só foi retomado na manhã desta quinta. Tão logo voltaram a jogar, Fonseca devolveu a quebra no quarto game e deixou o duelo igualado.

A partida permaneceu igual até o fim e a parcial teve que ir para o tie-break. Por lá, João se saiu melhor e ganhou por 7-2. Embalado, o brasileiro quebrou o serviço de Albot logo no primeiro game do segundo set e ficou a frente do placar. Ele confirmou seus serviços seguintes e voltou a ter um break no quinto game, abrindo 4/1 de frente. João manteve-se na dianteira e, assim, ganhou por 6/2.

Subindo no ranking

Com a vitória, João Fonseca se garantiu nas quartas de final do ATP 250 de Bucareste. É a segunda vez que a joia brasileira chega no top-8 de um torneio do circuito, a primeira em solo europeu - antes, havia conseguido isso no Rio Open. Agora, na Romênia, ele enfrentará o chileno Alejandro Tabilo (41º), que é o cabeça de chave número quatro.

João Fonseca iniciou a semana na 276ª colocação do ranking mundial, mas está somando 34 pontos na classificação com a campanha em solo romeno. Assim, está ganhando 36 posições e indo para o 240º posto na atualização momentânea. Caso chegue na semifinal em Bucareste, ele vai se aproximar do top-200 do mundo. Em caso de título, chegará no top-150.

Além de João, o Brasil tem outros dois tenistas ainda vivos no ATP 250 de Bucareste. Thiago Wild está nas oitavas de final de simples, onde enfrentará o argentino Mariano Navone, nesta sexta-feira (19). Já Rafael Matos está nas quartas de final da chave de duplas ao lado do colombiano Nicolás Barrientos, também nesta sexta-feira.

Olimpíada Todo Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade