0

Copa: Ásia amarga 2 rodadas sem triunfo; África mira recorde

23 jun 2014
10h02
  • separator
  • comentários

A Copa do Mundo de 2014 apresentou uma peculiaridade nas duas primeiras rodadas: nenhuma das quatro seleções classificadas através das Eliminatórias Asiáticas para o Mundial conseguiu conquistar uma vitória no início do torneio. Até aqui, Austrália (seleção da Oceania que disputa eliminatória na Ásia), Japão, Coreia do Sul e Irã decepcionaram os torcedores, sem conquistar triunfos.

Asiáticos sofrem na Copa do Mundo de 2014
Asiáticos sofrem na Copa do Mundo de 2014
Foto: Getty Images

Quer acompanhar as notícias e jogos da sua seleção? Baixe nosso app. #TerraFutebol

Das oito partidas disputadas pelas quatro seleções, foram 5 derrotas dos “asiáticos” e três empates. A classificação de qualquer uma delas é complicada, mas ainda é possível para três das seleções – os australianos são os únicos sem chances de avançar à próxima fase do Mundial de 2014.

O fraco nível das seleções do continente destoa das últimas Copas. Em 2010, Japão e Coreia do Sul avançaram na fase de grupos, mas acabaram eliminados nas oitavas. Na Copa de 2006, a Austrália, que na época ainda representava a Oceania, também passou às oitavas. Já em 2002, disputando a Copa em casa, japoneses e sul-coreanos passaram da primeira fase em primeiro – Japão parou nas oitavas e Coreia do Sul terminou em quarto.

África deve superar no Brasil campanha "em casa” e busca recorde

Apesar de disputar “em casa” a Copa do Mundo de 2010, as seleções africanas apresentam desempenho melhor no Mundial deste ano e podem colocar mais times nas oitavas de final.  Em 2010, apenas Gana avançou para a segunda fase entre os seis países do continente participantes do Mundial na África do Sul. Os ganenses, inclusive, surpreenderam ao chegar até as quartas, melhor classificação de um africano em Copas.

Neste Mundial, até aqui Camarões é o único eliminado. Argélia e Costa do Marfim devem passar de fase. Já a Nigéria possui boa chance de avançar, enquanto Gana está por um fio. As chances do continente ter mais de uma seleção classificada são grande - caso venha a se confirmar, será um recorde para a África, que nunca viu mais de uma equipe nas oitavas de final de Copas do Mundo. 

Jogos dos asiáticos Jogos dos africanos

Chile 3 x 1 Austrália
Austrália 2 x 3 Holanda
Costa do Marfim 2 x 1 Japão
Japão 0 x 0 Grécia
Irã 0 x 0 Nigéria
Argentina 1 x 0 Irã
Rússia 1 x 1 Coreia do Sul
Coreia do Sul 2 x 4 Argélia

México 1 x 0 Camarões
Camarões 0 x 4 Croácia
Costa do Marfim 2 x 1 Japão
Colômbia 2 x 1 Costa do Marfim
Irã 0 x 0 Nigéria
Nigéria 1 x 0 Bósnia
Gana 1 x 2 Estados Unidos
Alemanaha 2 x 2 Gana
Bélgica 2 x 1 Argélia
Coreia do Sul 2 x 4 Argélia

 

Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade