Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Internacional

Internacional

Favoritar Time

Após 65% da obra concluída, gramado é 1ª parte a ficar pronta no Beira-Rio

5 abr 2013 - 13h41
(atualizado às 14h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Após 382 dias de trabalhos, o Estádio do Beira-Rio, que receberá os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre, chega a 65% das obras concluídas. Nesta sexta-feira, na semana em que o Internacional comemora 104 anos, o clube abriu as portas para mostrar o andamento dos trabalhos. Concluído mesmo, apenas o gramado, cuja colocação foi adiantada pelos engenheiros.

O sistema de drenagem foi modificado e funcionará à vácuo. "Dos estádios que serão usados para a Copa, nós fomos os primeiros a colocar o gramado", diz o gerente residente da Andrade Gutierrez, Roberto Maia.

5 de abril de 2013:
5 de abril de 2013:
Foto: Daniel Favero / Terra

As obras estão a todo o vapor, e os engenheiros garantem que tudo ficará pronto até dezembro. Na parte externa estão sendo levantadas as 16 torres de acesso, e as 65 estruturas que sustentam a cobertura, com previsão de conclusão até novembro. Segundo Maia, a pintura é o que protege a estrutura de desgastes climáticos.

No segundo semestre devem ser colocadas as partes superiores desta estrutura, para que depois seja instalada a cobertura feita de um material chamado PTFE, uma espécie de teflon. Com as rampas de acesso que já existiam, será possível evacuar o estádio em oito minutos, como determina o padrão FIFA para este tipo de estádio.

Dentro do Beira-Rio já estão prontas as arquibancadas inferiores e superiores, as cadeiras devem ser colocadas a partir de maio, em um processo que levará cerca de quatro meses. No final do ano serão construídas as 55 cabines elevadas, chamadas de Skybox. Além disso, o estádio terá ainda 70 camarotes laterais e mais 30 atrás de cada um dos gols, totalizando 130. Os locais mais próximos do campo serão os cantos das arquibancadas inferiores.

<p>O sistema de drenagem do gramado foi modificado e funcionará à vácuo</p>
O sistema de drenagem do gramado foi modificado e funcionará à vácuo
Foto: Daniel Favero / Terra

No lado de fora está sendo construído o estacionamento de 75 mil m², com capacidade para três mil veículos, que contará ainda com um espaço chamado de Sunset Beira-Rio onde serão colocadas cadeiras e para proporcionar uma vista do Guaíba.

Para os engenheiros responsáveis pela obra, o interessante é perceber como os torcedores acompanham cada evolução, tanto no local, quanto pela mídia. "Quando colocamos a primeira estrutura exterior para dar suporte à cobertura foi elevada os torcedores acompanharam todo o trabalho, como se estivesse torcendo pela obra", disse o gerente da obra, Lucio Matteucci, 34 anos.

Segundo Matteucci, este não é seu maior trabalho, mas, com certeza, é o mais midiático. "A pressão não é uma exclusividade nossa, faz parte dos trabalhos de todas as obras que estão sendo feitas para a Copa", afirma o gerente paulistano, que hoje diz ser torcedores do Beira-Rio.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projetos-e-obras-copa-2014/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; http://www.terra.com.br/esportes/infograficos/projetos-e-obras-copa-2014/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade