PUBLICIDADE

Kuyt anuncia aposentadoria da seleção da Holanda

3 out 2014 - 14h35
(atualizado às 15h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Dirk Kuyt, atacante de 34 anos do clube turco Fenerbahçe, anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria, após 10 anos defendendo a seleção da Holanda.

"Quero ser importante na equipe holandesa, mas o treinador me explicou que já não tem um papel que eu gostaria de desempenhar", admitiu Kuyt em comunicado publicado no site da federação de futebol do país, no qual também garante que a decisão foi tomada depois de muita reflexão.

<p>Dirk Kuyt se aposenta da Seleção Holandesa após 104 jogos</p>
Dirk Kuyt se aposenta da Seleção Holandesa após 104 jogos
Foto: Jamie McDonald / Getty Images

O atacante disse que lembra "com grande orgulho dos dez anos que passou com a seleção".

Guus Hiddink, técnico da Holanda, afirmou que respeita a opção do jogador e agradeceu pelo serviços prestados à equipe. No entanto, deixou as portas abertas para um possível retorno, assim como ocorreu com o goleiro Edwin van der Sar, que voltou a atuar pela seleção após anunciar sua aposentadoria.

Kuyt fez sua primeira partida pela Seleção Holandesa no dia 3 de setembro de 2004, sob o comando de Marco van Basten, em um amistoso contra o Liechtenstein (3-0). Sua despedida ocorreu em setembro, em Bari, onde a Holanda perdeu por 2 a 0 para a Itália.

Com duas Eurocopas e três Copas do Mundo, e participando inclusive na derrota para a Espanha na final do Mundial da África do Sul em 2010, Kuyt completou 104 partidas pela seleção, sendo um dos sete jogadores que ultrapassaram a marca de 100 jogos com a camisa da Holanda.

No total, o atacante marcou 24 gols, mas também ficou conhecido por sua versatilidade. Na Copa do Mundo do Brasil, por exemplo, foi escalado pelo técnico Louis van Gaal como lateral.

Em clubes, Kuyt fez sucesso no Feyenoord antes de ir para o Liverpool, onde completou 285 partidas no Campeonato Inglês. Em 2012, acabou se transferindo para o Fenerbahçe.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade