Patrocinadora do Grêmio faz 'vaquinha' por reforço, clube não anuncia e causa confusão com torcida
Diretoria admite fracasso em campanha que tentava contratação no último dia da janela de transferências e se desculpa; empresa diz agir legalmente e pede paciência ao torcedor
Uma parceria entre o Grêmio e a Pix das Estrelas movimentou o último dia da janela de transferências. Durante a terça-feira, dia 2, a empresa e o clube divulgaram uma campanha para que gremistas fizessem Pix, apontando que o dinheiro seria utilizado para "uma nova estrela".
Era indicado que o movimento iria até meia-noite. Quando o horário chegou, a torcida gremista ficou revoltada por não ter um anúncio de novo jogador. A Pix das Estrelas afirma atuar legalmente e pediu, já nesta quarta-feira, "paciência" ao torcedor gremista.
O clube, por sua vez, emitiu um comunicado em que confirma que a campanha buscava contribuir para contratação de um reforço no último dia da janela. O Grêmio ainda pediu desculpas por "qualquer mal-entendido" e disse que acompanha o processo para que ele seja finalizado de forma positiva.
A Pix das Estrelas é uma empresa que vende os chamados "títulos de capitalização", comumente usado para atrair clientes, que pagam pelo direito de participação em sorteios. O retorno não é garantido.
Ao comprar uma cota, o torcedor adquiria ainda e-books que, na verdade, são produzidos e disponibilizados gratuitamente pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Cada livro concedia uma respectiva quantidade de números para o sorteio de um prêmio de R$ 300 mil.
"Ao tomar conhecimento de que e-books de autoria de seus pesquisadores - que estão disponíveis gratuitamente no site da Editora UFPE - estão sendo utilizados como premiação para clientes de uma empresa mediante compra de produtos, vai tomar as providências cabíveis, inclusive judiciais", disse à universidade ao Estadão.
Campanha é imprecisa, mas Grêmio confirma tentativa de reforço
Os materiais divulgados durante a terça-feira não indicaram explicitamente que seria contratado um novo atleta, mas abriram margem para interpretações: "Até a meia-noite de hoje (terça-feira), tu pode (sic) nos ajudar a trazer mais uma estrela para o Tricolor!".
Já no comunicado publicado pelo Grêmio, foi confirmado que a campanha visava "contribuir com as ações para contratação de um reforço no último dia da janela". Segundo o clube, a empresa de fato já auxiliou em negócios na janela de transferências. Não houve, porém, outro nome anunciado.
"Agradecer ao novo parceiro que nos ajudou na contratação do Arthur, que é o Pix das Estrelas, que pôde proporcionar a chegar essa estrela", disse o vice-presidente de futebol do Grêmio, Alexandre Rossato, na apresentação do volante.
O clube ainda tem acerto com Willian, ex-Corinthians e sem anúncio oficial. Não foi confirmado que o atacante seria o reforço prometido. Em resposta a alguns torcedores, a página da Pix das Estrelas no Instagram disse não se tratar do jogador. Já o horário de meia-noite era referente ao fim do período de aquisição de cotas no sorteio.
Outros clubes também têm parcerias com a Pix das Estrelas
A Pix das Estrelas tem parceria com outros três clubes além do Grêmio: CSA, CRB e Náutico. Todos teriam o logo da empresa no uniforme de jogo.
O Estadão apurou que os dois clubes alagoanos tiveram oferecidas a eles campanhas de sorteios, com prêmios em dinheiro, experiências para torcedores e camisas oficias. Uma fonte do CRB disse que a parceria "não gera muito movimento".
No CSA, os recursos também seriam direcionados para reforçar o elenco. A campanha, contudo, não foi lançada por causa do rebaixamento da equipe à Série D. O patrocínio continua vigente.
"Embora a exposição da marca na camisa estivesse contratualizada, a ação de arrecadação dependia de um contexto esportivo favorável, que não se concretizou", explicou o diretor de negócios do CSA, Djair Lessa.
Especialistas apontam risco para imagem dos clubes
Desenvolver campanhas junto ao torcedor exige do clube um plano personalizado para cada caso. É o que argumenta o sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo, Fábio Wolff.
"Cito alguns itens importantes: conhecer o perfil do público, ter know how e experiencia com campanhas similares, saber precificar, comunicar de forma afetiva e objetiva, demonstrar claramente quais são os diferenciais e benefícios, entre outros', analisa Fábio Wolff"
A promessa de um reforço a partir de esforços dos torcedores é considerada "agressiva". "A vaquinha é uma forma objetiva, porém agressiva, de testar o engajamento do torcedor e traz riscos, em especial quando a comunicação não é clara. Nessas situações, muitas vezes a arrecadação fica abaixo das expectativas, que por sua vez não foram levantadas com embasamento ou projeções reais. O resultado acaba sendo mais polêmica do que benefício", acrescenta Ivan Martinho, professor de marketing esportivo pela ESPM.
Veja na íntegra a nota do Grêmio sobre a campanha
A campanha realizada pelo Pix das Estrelas, chamada "Movimento Imortal", foi uma iniciativa positiva para contribuir com as ações para contratação de um reforço no último dia da janela.
Durante o dia de ontem, terça-feira (2/9), o patrocinador fez publicações em suas redes sociais e acionou influenciadores para mobilizar torcedores a se engajarem na campanha. O Grêmio participou com uma publicação conjunta.
Conforme informado, a campanha se encerrou à meia-noite.
Mas as ações seguem com o intuito de concluir a negociação.
O Grêmio acompanha todo o processo e trabalha para que ele seja finalizado de forma positiva, conforme desejo de todos.
O Clube pede desculpas ao seu torcedor e lamenta qualquer mal-entendido sobre o assunto.
Veja na íntegra a nota da Pix das Estrelas sobre a campanha
Torcedor gremista, o Pix das Estrelas sempre esteve ao lado do Grêmio e da sua apaixonada torcida, compartilhando cada conquista e cada sonho.
Em breve, será divulgado um pronunciamento conjunto entre Pix das Estrelas e Grêmio, trazendo todos os devidos esclarecimentos sobre os acontecimentos recentes.
Sabemos da grande expectativa e do alto número de mensagens recebidas. Por isso, reforçamos: nossa manifestação oficial será realizada em total sintonia com o clube, prezando pela transparência e pela responsabilidade que nos norteiam desde o início.
Pedimos apenas um pouco mais de paciência. Muito em breve, em conjunto com o Grêmio, apresentaremos a nota completa. Seguimos firmes no nosso propósito: fortalecer o Grêmio e honrar a sua torcida.